BUAP entra em acção em Kangola e munícipes respondem chamamento

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 25/10 (Wizi-Kongo) – Entrou nas primeiras horas de hoje, segunda-feira, em acção o Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP), no município de Kangola, 182 quilómetros da sede da cidade do Uíge e, os munícipes locais responderam positivamente com o chamamento, segundo apurou o Wizi-Kongo.

A administradora titular de Kangola, Isabel Kula, antes de partir para Uíge, onde nesta terça-feira (26/10/2021), em conjunto com os demais administradores e outros membros do governo provincial, irão receber o presidente da república, João Lourenço, deu o ponta de início das actividades de registo dos cidadãos locais, cujas condições humanas e matérias são dignas de realce, ou seja, estão devidamente criadas.

Para o efeito, os citadinos de Kangola, não perderam tempo e um por um, começaram aparecer no local de atendimento, algo que teve uma boa correspondência por parte da equipa em serviço, que, igualmente, conta com uma viatura nova de marca Land Cruser fechado, devidamente timbrado com as cores e o logotipo do BUAP, com vista a facilitar o apoio logístico e não só.

De iniciativa do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado (MAT), o BUAP, lançado a nível do país neste mês, visa garantir a aproximação e prestação dos serviços a nível dos órgãos da Administração Local do Estado.

O município de Alto-Cauele, controla duas comunas, Caiongo e Bengo, 118 aldeias onde estão distribuídas as 52 mil e 004 habitantes (censo/2014). Entretanto, as famílias deste município do Uíge, comunicam-se com duas línguas locais, que, são, Kigongo e Kimbundo, porém, a circunscrição produz a mandioca, feijão, inhame, bem como sobrevive também da caça, a pesca e não só.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.