Moradores do projecto 200 focos habitacionais em Kangola, recusam pagamento das residências

Por Hebo Twavele

Uíge, 20/01 (Wizi-Kongo) – Os moradores do projecto 200 focos habitacionais, no município de Kangola, província do Uíge, recusam efectuar o pagamento das residências, tal como a administração local exige, por não reunirem condições básicas adequadas.

Em causa, estão concluídas e habitadas pouco menos de 100 casas, entre as 200 concebidas pelo projecto habitacionais, pois que, outras cento e tal casa, nunca foram iniciadas. As que estão concluídas, pecam na falta de condições básicas, nomeadamente, energia eléctrica, água, serviços sociais como, escola, mercado, lojas e muito mais, facto que motivou os moradores recusarem no pagamento das residências, apesar das exigências tornadas públicas recentemente pela administração municipal de Kangola.

Neste projecto, que era para 200 casas, não chegou de ser concluída sequer 100 residências. Por falta de água, os habitantes no local percorrem mais de dois (2) quilómetros para obter a água de consumo. Além disso, algumas casas no referido projecto apresentam fissuras, outras nem tecto falso possuem e algumas condições não estão adequadas para acomodar os moradores.

Hoje, segunda-feira, depois dos gritos e reclamações dos moradores, o Wizi-Kongo, deslocou-se no local e, um dos interlocutores que não quis ser identificado, começou por falar que se a administração municipal continuar a obrigar os moradores em pagar tais residências, primeiro deverá proporcionar as condições básicas, para, em seguida, exigir os moradores, outros sim, debateu, a administração demonstra estar apenas interessada em recadar os seus valores e não preocupado em resolver os problemas da população.

Pelo que se constata, explicou, o comité municipal do MPLA, formou um comité no referido projecto, mas se esqueceu que os mesmos militantes precisam de boas condições de vida, outro sim, as casas de outros municípios, como Púri e Bungo, foram concluídas com instalações de painéis solares, mas, as do município de Kangola, 182 quilómetros da sede da cidade do Uíge, não possuem de iluminação.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.