População aconselhada a primar pelo resgate dos valores

Uíge – O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, exortou hoje, segunda-feira, no município de Ambuila, a população no sentido de continuar a primar pelo resgate dos valores morais, cívicos e culturais, para o bem-estar social.

Ao falar no acto provincial da comemoração de 8 de Janeiro,  Dia da Cultura Nacional, Pinda Simão disse que os fazedores de cultura e artes devem engajar-se no desenvolvimento do sector, para que os artistas vivam da sua actividade.

O governo da provincia do Uíge tem evidenciado esforços para a construção de espaços da cultura, como casa da juventude, centro de produção musical e de arte.

Pinda Simão referiu que a  valorização de artes não pode ser considerada apenas como uma tarefa do governo, mas sim, de toda a população e dos fazedores de artes..

O governante apelou igualmente a população para continuar a respeitar os espaços criados para que possam rentabilizar e dignificar a classe dos fazedores da cultura.

Realçou a importância histórica do município de Ambuila por ser detentor da sétima maravilha de Angola,  as grutas do Nzenzo e vizinho do município do Quitexe ( batalha de Ambuila, que decorreu a 29 de Outubro de 1665, contra a repressão colonial portuguesa).

Destacou a bravura dos heróis na luta contra a repressão colonial, sublinhando que deve ser considerada como um marco histórico para todos angolanos.

Anunciou que uma equipa será mandatada para estudar os termos de referência sobre os efeitos da batalha de Ambuila, para se formular o projecto de reconhecimento dos heróis.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*