AFONSO PEDRO NKANGA – Engenheiro Agrónomo

Afonso Pedro Canga nasceu na Regedoria de Nsala Mbongi, na sede do município da Damba, província do Uíge, a 10 de Fevereiro de 1959. É casado e tem 3 filhos.

É filho do patriarca Nkanga Mabidi, no Nsala Mbongi.

Frequentou o Ensino Primário na Missão Católica da Damba e na Escola Primária de Sá de Oliveira, em 1971, e o Ciclo Preparatório no Colégio Cristo Rei do Bungo, na província do Uíge, em 1973. Em 1976, ingressou no Seminário Seráfico dos Padres Capuchinhos de Luanda.

Concluiu o Curso Pré-Universitário de Ciências Agrárias no Huambo, em 1981. Como estudante no Huambo, leccionou a disciplina de Língua Portuguesa na Escola Regional do Ministério do Comércio Interno, e foi Coordenador da Comissão Pedagógica da Escola. Em 1986, concluiu a licenciatura em Agronomia, na Faculdade de Agronomia da Universidade da Agricultura de Praga, na qual obteve o título de Engenheiro Agrónomo.

Frequentou ainda o Curso de Extensão Rural, no Centre Agricole Internationale na Holanda, em 1991; o Curso de Extensão e Desenvolvimento Rural no Brasil, ministrado pela EMBRAPA e pela EMBRATER, em 1989; e o Curso de Extensão Rural Guiné-Bissau, em 1988.Tem conhecimentos de línguas, nomeadamente Francês, Inglês, Espanhol, Checo, Eslovaco e Kikongo.

CARREIRA:

Em termos profissionais, foi Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (desde 1999); Director Nacional Adjunto do IDA – Instituto de Desenvolvimento Agrário, de 1989 até 1991; Director Nacional do IDA, de 1991 até 1995; e Engenheiro Agrónomo do Programa Nacional de Algodão.

De 1988 a 2004 exerceu e/ou exerce os seguintes cargos: Coordenador do Programa Nacional do Algodão; Coordenador do Projecto de Reabilitação da Agricultura Camponesa na província de Malanje, financiado pelo FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário; Coordenador do Programa Nacional de Extensão Rural; Coordenador do Projecto ANG/89/012 e homólogo do Conselho Técnico Principal; Consultor do ONUDI para o Estudo sobre Agro-Indústria em Angola; Consultor da FAO; e Coordenador da Comissão de Gestão da Frescangol, U.E.E, entre 2002 e 2003.

Afonso Pedro Canga foi Vice-Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de 1995 a 1999. Foi, até 2008, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e posteriormente Ministro da Agricultura. A 02 de Fevereiro de 2010 foi nomeado Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas da República de Angola, no âmbito da reformulação da nova Constituição da República de Angola. Foi reconduzido para o cargo de Ministro da Agricultura a 01 de Outubro de 2012, à luz dos resultados das Eleições Gerais do mesmo ano.Tendo terminado o seu mandato no dia 5 de Setembro de 2016.

Para além dos cargos anteriores, foi Presidente da Comissão Administrativa do FADA – Fundo de Desenvolvimento Agrário, e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia da SOPIR, SA – Sociedade de Desenvolvimento dos Perímetros Irrigados.

É, também, Vice-Presidente de Mesa da Assembleia de Associação dos Técnicos Agrários; Membro da Ordem dos Engenheiros de Angola, sendo Membro do Conselho Directivo e Coordenador do Colégio de Agronomia e Florestas; Membro da Comissão Nacional dos Recursos Fitogenéticos; Membro fundador da ONG Acção para Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA); Membro do BOARD SACCAR/SADCC; Membro fundador da ONG Horizonte para o Desenvolvimento Rural (HODER); e Membro do Conselho Consultivo do FDES – Fundo de Desenvolvimento Económico e Social.

Obras Publicadas:

“Influência do Teor de Nitrato nas Plantas Alimentares” (Tese de Licenciatura);
“A Juventude e Desenvolvimento Rural”;
“Programa da Extensão Rural – 2.ª fase”;
“Fomento da Cultura do Algodão – Linhas Mestras do Desenvolvimento do Sector Agrário para o Período 1992-1996”;
“Custo de Produção da Cultura do Algodão”;
“A Dinâmica da Agricultura Camponesa”.

Fonte Wikipedia/Wizi-Kongo.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*