BIOGRAFIA DO ANCIÃO E DIÁCONO PEDRO RODRIGUES MWANZA.

PEDRO RODRIGUES MWANZA, filho de Alberto Zango e Helena Lumengo é natural da Damba , na aldeia de Kizuawu  onde nasceu à 19 de Março de 1936. Fêz o seu ensino primário na Missão Protestante De Kibokolo nos anos 50 e descrito como um cristão fervoroso na sua mocidade. Com o eclodir da guerra colonial refugiou-se no então Congo- Léopoldville hoje, Congo-Kinshasa onde profissionalizou-se na alta costura masculina.

Na altura chegou de ser considerado um grande mestre alfaite criando o seu próprio estabelecimento na Avenida Victoire conhecido como casa “MERRO TAIL” depois de passar por um outro atelier no Foncobel.

No quadro das suas actividades de alta costura, o MESTRE PIERRÔ formou vários jovens que se tornaram grandes modelistas e alfaites de alta costura. De certeza que muitos jovens daquela época que hoje tornaram-se idosos  lembram-se dele com o famoso nome de  “Mestre Pierre”

O malogrado destacou-se também no trabalho divino, servindo a Igreja Evangélica Baptista onde desempenhou várias funções, tendo sido consagrado diácono na década 60 até hoje.  Enquanto esteve no exílio o diácono Pedro Rodrigues Mwanza chegou de trabalhar na casa de um dos missionários da BMS/EBBF no Kalina
em Kinshasa. Devido à sua inclinação na música gospel, foi maestro ou condutor do coro masculino da paróquia de makala, pertencente à comunidade EBBF e mais tarde CBFZ nos anos 60 até 70.

Foi um grande doador de meios financeiros para os trabalhos de construção e modernização da igreja tendo igualmente recebido graças de Deus ao tornar-se proprietário de um depósito de comercializaçao de cimentos na  época,  na zona de Lemba.

O ancião Pedro Rodrigues Mwanza foi igualmente membro de ACEBAC (Associação Dos Cristãos Evangélicos Baptista Angolanos No Congo) e nessa qualidade serviu-se de intermediário e de mobilizador para que os Angolanos refugiados no Congo, na sua maioria membros da igreja regressassem à Angola que acabava de se tornar independente. .

Com a independência de Angola, o ancião Pedro Rodrigues Mwanza foi um dos primeiros Angolanos refugiados no Congo a regressar ao país após a independência ou seja em 1975. Após o seu regresso , numa primeira fase  fixou residência na vila da  Damba.

Sendo uma pessoa generosa, acolhedora, influente e nostálgica dos bem- feitos dos missionários incentivou muitas iniciativas ao ponto de recolher fundos para os obreiros que  eram colocados na  Damba .

Ao mudar mais tarde para a antiga cidade de Carmona,  hoje Uíge, o ancião Pedro Rodrigues Mwanza , aproveitando  das suas economias que trazia do exílio, comprou uma casa de um colono Português no bairro  Montanha Pinto , hoje  Mbemba Ngangu onde instalou a sua família. O seu pragmatismo foi determinante na reinstalação da igreja IEBA em Angola.

É mesmo importante dizer que a primeira assembleia geral para a criação da igreja IEBA, foi realizada  na casa do malogrado diácono Pedro Rodrigues Mwanza, conhecido  também na altura por pastor Mwanza , embora não era possuidor do referido título pastoral.

Durante a sua permanência na cidade do Uíge não era apenas, o grande impulsionador da igreja IEBA. Transformou a sua própria casa num local de acolhimento de muitos Angolanos que regressavam à sua pátria, mas também criou e instalou um atelier de alta costura no Uíge, concretamente  na Avenida Do Comércio  conhecido por “MERRO TAIL”

Ao decidir mudar para cidade de Luanda em 1977, o ancião Pedro Rodrigues Mwanza cedeu a sua própria casa como doação à Igreja Evangélica Baptista Em Angola (IEBA). Na cidade de Luanda, montou um atelier de alta costura e casa de moda   na zona da  Mutamba ,  baixa de Luanda conhecida por “MUDAV ” , que liderou o mercado Luadense durante muitos anos,  tendo igualmente formado vários jovens na alta costura masculina.

Ao mesmo tempo exercendo as actividades profissionais , o  ancião PEDRO RODRIGUES MWANZA notabilizou-se nas actividades da igreja IEBA na paróquia dos Combatentes . Foi o co-fundador do grupo instrumental “A Voz Do Evangelho" actualmente chamado GAVE (Grupo A Voz Do Evangelho).

Tal como fez no Uíge , a sua residência no bairro Ingombota, rua António Saldanha n° 33 , transformou-se igualmente num lugar acolhedor de muitas famílias que queriam um lugar para viver. Numa determinada altura a sua casa chegou de receber 40 pessoas.

O ancião Pedro Rodrigues Mwanza casou-se em 1959 com mamã Elisabete Keto. Com o passamento físico da mamã Keto, os filhos residentes em Paris
convidaram o pai para prosseguir com o tratamento mêdico em França, uma vez que o estado de saúde requeria uma atenção especial e acompanhamento médico.

Apesar do seu estado de saúde, o ancião Pedro Rodrigues Mwanza foi um dos mentores do surgimento da Igreja IEBA em Paris com a
denominação IGREJA EVANGÉLICA BAPTISTA FRANCO- ANGOLAISE.

Em 2007, ou seja 4 anos depois; o ancião Pedro Rodrigues Mwanza casou-se com a mamã Isabel Kiawuzowa que foi sua companheira durante todo tempo que esteve doente até altura que rendeu a alma.

O ANCIÃO PEDRO RODRIGUES MWANZA DEIXOU A VIÚVA, 1O FILHOS, 35 NETOS, 25 BISNETOS E 1 TRISNETO

QUE A SUA ALMA DESCANSE EM PAZ

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.