Embaixador Adão Pinto lança obra literária

Uíge – O embaixador angolano, Adão Pinto, lançou neste sábado a obra literária “A Verdade da Minha Jornada – Da Fazenda ao Palco Internacional”, em cerimónia orientada pelo Secretário de Estado das Relações Exteriores, Téte António.

Com uma tiragem de mil exemplares, o livro de memórias do diplomata comporta sete capítulos e foi editado pela Editora Mercado de letras (Portugal).

O autor aproveitou a ocasião para vender e autografar alguns livros no valor de 2.500 Kwanzas.

Segundo Téte António, a obra é uma mistura de memória e investigação, podendo “servir de fonte de inspiração para os jovens que sonham conquistar algum lugar ao mundo”.

Indicou que a plena consciência das suas raízes, uma identidade cultural definida, muita determinação e sentido de responsabilidade, constituem ingredientes necessários para o sucesso no mundo de hoje globalizado.

“Adão Pinto conseguiu interligar, de uma forma muito harmoniosa, relatos da sua vida pessoal, com complexos acontecimentos históricos que marcaram Angola desde a época colonial, a luta pela independência, a descolonização, a guerra civil e a guerra fria, misturam-se com a narrativa de acontecimentos familiares”, sublinhou Téte António.

Em 173 páginas, o autor inclui entre outros capítulos “O caminho da independência e minha mudança para a grande cidade”, “Angola tumultuosa e minha origem”, “A vida e fuga no estrangeiro” e “Nuvens negras sobre Angola”.

Na ocasião, o governador provincial, Pinda Simão, enalteceu a iniciativa do autor em escolher a cidade do Uíge para o lançamento da sua primeira obra literária, cuja apresentação da versão inglesa foi feita em Nova Iorque, nos Estados Unidos de América.

Por sua vez, Adão Pinto aconselhou os jovens a seguirem a “pedalada” dos adultos aplicando a sua cultura, porque a “juventude é o presente e é a ela (juventude) se deve confiar”.

Adão Pinto nasceu a 02 de Junho de 1960,  na cidade do Uíge, é licenciado em Direito pela Universidade de Kieve, Ucrânia, tendo ainda dois mestrados: um em Direito Internacional, pela Universidade de Kieve, e outro em Justiça Criminal, pelo Monroe College, em Nova Iorque.

Presenciaram o acto de lançamento do livro, membros do governo, administradores municipais, académicos e outros convidados.

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*