João Sebastião Teta – Intelectual uigense.

 

João Sebastião Teta – Intelectual uigense.
Data de nascimento: 05 de Dezembro de 1956
Naturalidade: Cidade do Uíge, Província do Uíge, Angola
Estado civil: Casado

• De 1964 à 1972, frequentou o ensino primário e o ensino de base.
Em 1972 partiu para a República Socialista da Roménia onde concluiu o ensino de base em 1973. De 1973 à 1977 frequentou o curso médio de electrónica (República Socialista da Roménia).
• Em 1980, foi seleccionado como bolseiro da República Popular da Polónia para frequentar o Curso Superior de Informática naquele País.
• Nos anos de 1980 à 1981, frequentou o Curso de Língua polaca.
• Em 1981, ingressou na Universidade Técnica de Wroclaw (U.T.W) – Polónia, onde frequentou os Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Informática da Faculdade de Informática e Gestão (F.I.G.) da mesma Universidade. Defendeu a Tese de Mestrado, sobre o tema “Editor da Linguagem Basic no ZX-Spectrum”, a 13 de Novembro de 1986, com a nota máxima, obtendo o título de Mestre Engenheiro Informático, especialidade de Engenharia de Sistemas Informáticos.
• De 1987 à 1991 frequentou o doutoramento na U.T.W, fazendo pesquisas no domínio das Bases de Dados, especificamente sobre as bases de dados relacionais não normalizadas em primeira forma normal (N1NF-Non First Normal Form). Concluiu as pesquisas com a criação de um modelo de dados de novo tipo, que chamou “Modelo Complexo da Base de dados Relacionais”. Defendeu a sua tese a 5 de Dezembro de 1991, na Faculdade de Electrotecnia, Automação e Electrónica da Academia de Minas e Metalurgia de Cracóvia-Polónia, obtendo o título de Doutor em Ciências Técnicas.

• De 1978 à 1980 trabalhou na Empresa Regional de Massas e Bolachas (BOLAMA), em Luanda, onde exerceu a função de Chefe de Secção Técnica da mesma Empresa.
• Em princípio de 1987, durante 3 meses, realizou um estágio profissional no Centro Provincial de Estatística de Wroclaw–Polónia, no domínio da organização e processamento de dados estatísticos.
• Fez parte de duas comissões de análise e concepção da política e leis sobre o Ensino Superior da República de Angola do Ministério da Educação e Cultura;

• Em Agosto e Setembro de 1992 coordenou a equipa técnica de informática que desenvolveu e implementou um sistema informático original de contagem de votos para as eleições presidenciais e multipartidárias de Angola, que tiveram lugar em Setembro do mesmo ano.
• Elaborou, participou e coordenou vários projectos de informatização dos serviços públicos de Angola, dentre os quais se destacam
. Coordenação da Implementação de um package de Gestão de Discagem Directa Internacional (DDI) para Angola–Telecom (1993-1994);
. Projecto de informatização da Presidência da República;
. Consultor do Projecto de Informatização do Sistema de Reconversão de Carreiras da função pública;
. Projecto, coordenação e implementação do sistema informático de Reconversão de Carreiras Especiais dos funcionários do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde;
. Elaborou o projecto da rede informática da Universidade Agostinho Neto (UniNet).
. Participou activamente na projecção e implementação do Back Bone Científico e Académico de Angola, em 2001.

. É membro do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. (I.E.E.E), desde 1991;
. É Membro da Comissão Nacional de Telemática desde 1997;
. Foi Membro da Comissão Instaladora da Comissão Nacional de Tecnologias de Informação, 1997;
. Foi Membro da Comissão Inter-ministerial Y2K, de 1999 à 2000;
. Foi coordenador da comissão dinamizadora do Instituto Tecnológico de Engenharia e Arquitectura (I.T.E.A.), associação sem fins lucrativos, da qual é Membro-fundador.
. É membro da International Association of University Presidents (IAUP), desde Junho de 2008.
. É Presidente do Capítulo África da IAUP desde Outubro de 2008.
. É membro do Conselho Consultivo da Internet Society, desde Agosto de 2008.
. É membro da Lista de Honra do International Biographical Centre, Cambridge, desde Setembro de 2008.
. É membro da International Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), desde 2008.

Inglês;
Entende;
Espanhol;
Italiano.

Línguas africanas:

Kikongo;
Lingala;
Monokutuba;
Fiote.

Durante a sua pós-graduação desenvolveu uma intensa actividade de investigação que culminou com a apresentação dos seguintes trabalhos:
. Comunicação, num workshop internacional, que teve lugar no centro de reflexão científica, Limba-Karpacz-Polónia, inverno de 1987, sobre o tema “Debilidade dos modelos lógicos tradicionais de dados”.
. “Overview (estado de arte) sobre a investigação nas bases de dados” foi o tema de outro trabalho científico apresentado na Cátedra de Sistemas de Informação da F.I.G-U.T.W, em 1988.
Como docente e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, desenvolveu a seguinte actividade:
. Foi co-orientador, em 1993, de um projecto de fim de curso, sobre o tema “Sistema de gestão de bolseiros do INABE – Instituto Nacional de Bolsas de Estudos”, (D.I.E.E-F.F.E.).
. Participou na 5ª Sessão do Comité Inter-governamental do programa intergovernamental de informática, que teve lugar na sede da UNESCO de 2 a 9 de Dezembro de 1994, onde apresentou uma comunicação intitulada “L’informatique dans le secteur public en Republique d’Angola”.
. Promoveu e coordenou a implementação da internet em Angola, 1995. É o administrador do Domínio de Angola (ao) na internet, desde a mesma data.
. Foi promotor e coordenador do projecto da Rede informática da Universidade Agostinho Neto (UniNet – Angola), responsável pela implementação da internet na U.A.N, no quadro da Rede Inter-governamental de Informação de África (RINAF), promovido pela UNESCO, sendo a UniNet um dos seus núcleos focais (1995 – 1999).
. No quadro do projecto RINAF e do projecto UniNet – Angola, em colaboração com a UNESCO, promoveu e organizou um Workshop, de âmbito nacional e internacional, que designou “Conheça a internet”, em Fevereiro de 2000, com o objectivo de potenciar a utilização e gestão racionais da internet em Angola.
. Contribuiu activamente no projecto conjunto UNESCO, Universidade Agostinho Neto, Universidade de Coimbra e Universidade Eduardo Mondlane, para elaboração do software educativo de introdução à informática que foi apresentado no 2º Simpósio sobre Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo, realizado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1997), onde participou.
. Fez um estudo sobre “A Estratégia de Desenvolvimento do Ensino da Engenharia em Angola”, apresentando em Maio de 1998, no quadro das Jornadas Científicas organizadas pelo Colégio de Informática e Electrotecnia da Ordem dos Engenheiros de Angola um trabalho intitulado: “A Estratégia de Desenvolvimento do Ensino de Engenharia em Angola”.
. Fez um estudo sobre a sociedade da informação em Angola. Neste quadro, fez uma comunicação no seminário organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCIT), sob a sigla “O Impacto da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento da Sociedade Angolana“(7-10/07/1998), sobre o tema: “A Sociedade da Informação e a sua Importância para o Desenvolvimento Científico de Angola”, publicado na brochura de comunicações do MINCIT, a 10 de Julho 1998.
. Foi orientador, 2001, de um projecto de fim de curso de licenciatura, sobre o tema: “Projecção e implementação de bases de dados relacionais a exemplo da base de dados de uma escola”; Departamento de Matemática e Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciências da UAN.
. Foi orientador de um projecto de dissertação para a prova pública de transição de categoria, de Assistente-Estagiário para Assistente, sobre “A problemática dos motores assíncronos”, Departamento de Informática, Electrónica e Electrotecnia da Faculdade de Engenharia da UAN.

. Participou em vários eventos e fez várias comunicações, onde se destacam:
. No fórum de jornalistas “Angola Comunicação e Imagem” fez uma comunicação sobre o tema “A Informática e a Internet em Angola” (1999).
. No quadro das Jornadas Científicas de Engenharia organizadas pela Faculdade de Engenharia e a CABGOC apresentou um trabalho sob o tema: “A sociedade da Informação no Limiar do Século XXI” (1999).
11.3-No seminário organizado pela Associação das Secretárias de Angola (ASSECA), em Agosto de 2000, apresentou uma comunicação intitulada: “A Secretária Moderna e os Sistemas de Informação”.
. Fez uma comunicação nas 4ªs Jornadas Técnico-Científicas da FESA (Fundação Eduardo dos Santos), Agosto de 2000, com o tema: “A Formação e o Desenvolvimento do Homem em Angola como Factor Decisivo para o Progresso do País”, publicada nos anais das 4ªs Jornadas Técnico-Científicas da FESA, 2001.
. Nas Jornadas Científicas da Faculdade de Engenharia, realizadas em Setembro de 2000, apresentou um trabalho intitulado: “A Crise do Ensino da Engenharia em Angola”.
. Participou no Workshop organizado pela Universidade Eduardo Mondlane e a UNESCO, em Maputo (Novembro de 2000), onde apresentou um trabalho intitulado: “As Bases para uma Cooperação Científica Mutuamente Vantajosa entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”.
. É co-autor de uma comunicação apresentada na 10.ª Conferência sobre Máquinas Eléctricas e Sistemas de Potência, Sófia-Bulgária, de 13 a 14 de Setembro de 2002, publicada nos Proceedings, volume 1 (ELMA-2202), sobre o tema: “Energy saving in Industrial Induction Motor Drive”.
. Participou do 2.º Congresso sobre Ensino Superior, em Havana, 2004, onde dissertou sobre “A Nova Visão para um Ensino Superior no Novo Milénio”.
. Palestrou na Universidade Nacional da Guiné Equatorial sobre o tema “Angola e o Ensino Superior Público, de 1962 a 2006”, Maio de 2007.
. 10-Fez-se representar na 29ª Assembleia Geral da ICSU, em Abril de 2008, Moçambique, tendo apresentado em co-autoria a comunicação sobre o tema “Angola and Public Higher Education”.
. Apresentou uma comunicação na XV Trienal da IAUP, realizada em Viña del Mar, Chile, sobre o tema “Values and Principles That Should Guide the Formation of Future Leaders”, em Outubro de 2008.
.Palestrou na Universidade Metodista de Angola, sobre o tema “A atitude do estudante universitário de Angola perante os desafios da nossa era”, em Outubro de 2008.
. Deu várias entrevistas, como Reitor (2002-2009), a vários órgãos de comunicação social nacionais e estrangeiros, sobre o estado da Universidade Agostinho Neto, o Ensino Superior em Angola e suas perspectivas.
. Participou no Encontro dos Reitores das Universidades dos EUA com os Reitores do mundo a convite da Secretária de Estado Americana Condoleeza Rice, no Departamento de Estado.

. Cavaleiro das Palmas Académicas pelo Governo Francês em 2008.

. Grandes Mentes do Século XXI, pelo American Biographical Institute, EUA, 2008.

. 2000 Intelectuais mais Proeminentes do Século XXI, pelo International Biographical Centre, Cambridge, Inglaterra, 2008.

. Hall da Fama do IBC, do International Biography Centre of Cambridge, Inglaterra, 2008

. Maiores Intelectuais do Século XXI, do International Biography Centre of Cambridge, Inglaterra, 2008.

. Prémio de Carreira do World Congress of Arts, Sciences and Humanities of Cambridge.

Ocupa actualmente o cargo de Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia

Comentário

1 Comment

  1. Bonjour Jean
    Mes félicitations !
    Je suis Nicole, la maman de Victoria EKWA, la fille de Wilfried
    Contente et émue de te retrouver.
    Je serais très heureuse de reprendre contact avec toi.
    A bientôt
    Nicole MAKEMBE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.