NKAMA NTAMBU significa mais oportunidades e formas de ganhar a vida

Por  Makunza Tungo Tony Sofrimento

tmmm

 

Tirei essa foto e já passaram alguns anos, foi para ver ela publicada, levando em conta dois factores:

1 – O engenho, a arte como é fabricada a armadilha e a filosofia e o objectivo que encerra. Muitos dos que estão a participar neste grande e interessante debate nem imaginam a engenhoca que está adjacente a este artefacto que tem como objectivo único a captura de animais e neste caso de pequeno porte, como nsizi, nlumba, mbulo, etc… Se algum físico ou químico fazer uma observação científica levará consigo muita matéria para uma boa tese pois, além da parte física com todas as suas dimensões e cálculos, a química entra, pois é necessário colocar um chamariz aromático para atrair osanimais. Muitas vezes utiliza-se a urina humana.

2 – O outro factor e mais interessante, está ligado a localidade onde esta armadilha foi localizada: em NKAMA NTAMBU! Vinha eu de regresso duma viagem ao extremo nordeste da comuna, onde se situa a aldeia de SONGE, escrita correcta da palavra SONGUE, levando em consideração o alfabeto kikongo, dizíamos, povoação que leva este nome mas ao certo uma vasta região que faz fronteira com Mbeu, Município de Makela do Zombo. A separação natural é feita pelo imponente rio Nzadi, outro problema a resolver pelos bakongo pois, este Nzadi, rio grande em kikongo, precisa de ter nome ou ao menos
ser utilizado caso alguém o conheça.

Nesta localidade, nasceu o Mano João Kiala, nosso Irmão mais velho, filho do Soba Kiala Sita, que nos criou desde 1963. O mano João Kiala é irmão mais velho do Bispo LUZIZILA KIALA. NKAMA NTAMBU além da traducção literal, tem outros significados mais importantes do que ser muitas armadilhas. O termo é deveras utilizado para ser mais profundo no sentido etimológico e social. NKAMA NTAMBU significa mais oportunidades e formas de ganhar a vida do que o simples ser uma armadilha no sentido de captura.

Ele significa mais no sentido de oportunidades e meios de ganhar a vida de diversas formas. Mesmo perto da localidade onde tiramos a foto, se encontra outro local considerado místico e visitado por muita gente que é um centro de tratamento tradicional com fama quase mundial.

A comuna de NKAMA NTAMBU para as gentes da NDAMBA vai aos dois extremos: por um lado a fama de ter bons feiticeiros e por outro lado, terra de BISPO e de grandes religiosos de outras congregações.

Fonte: Grupo ANADAMBA/Facebook

 

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.