Clube Recreativo do Uíge “ressuscitado” abre academia de futebol

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 05/09 (Uíge) – Cem crianças, 50 das quais já inscritas, numa primeira fase, farão parte da academia do Clube Recreativo do Uíge (CRU), refundado aos 10 de Janeiro de 2019, por Avelino Matias Neto (Maló), continuará a usar as cores verde e branco e alternativo amarelo, como inicialmente fora criado.

Assim, as crianças ao projecto compreenderão as idades de oito, nove, 10, 11 e 12 anos, respectivamente, em cada idade serão 20 crianças, totalizando 100 delas, cuja segunda fase irá incluir o mesmo número de crianças, com destaque para as mais desfavoráveis. A academia de formação do Clube Recreativo do Uíge, disse, hoje, quinta-feira, em declarações ao Wizi-Kongo, o proprietário do referido projecto, Avelino Matias Neto (Maló), que a sua academia já possui um memorando o Feonorde Clube da Holanda, por onde as crianças mais habilidosas irão dando continuidade de suas carreiras futebolísticas.

Para o efeito do projecto, os técnicos, num total de quatro, serão seleccionados localmente, por existir um bom número destes profissionais a julgar pelos constantes cursos que a Associação Provincial de Futebol do Uíge (APFU), realiza em colaboração com a Federação Angolana de Futebol (FAF), bem como com auxílio do próprio, Avelino Matias Neto (Maló), por ser também um técnico de futebol.

Numa primeira instância, disse, será usado o campo do FC do Uíge, que se encontra abandonado há tempos, mas para tal, será realizado trabalhos de melhorias dos balneários, dos portões e a limpeza em volta do recinto e, consecutivamente, falar com a Associação Provincial de Futebol (APFU) local para sempre que for solicitada, deixar que as crianças realizem, por semana, pelo menos, um jogo na relva do estádio 4 de Janeiro, o único recinto que possui relvado, entre os 16 municípios que compõem a província do Uíge. As crianças, sublinhou, passarão a ter jogos iniciais com equipas angolanas do Petro de Luanda, 1º de Agosto, ASA e não só, quanto há isso não tem problemas.

Cuja marca do equipamento a usar será Locatony, estando já o material desportivo feito o levantamento e, está consubstanciado em bolas, caneleiras, chuteiras, colectas e tantos outros. Avelino Matias Neto (Maló), avançou que o projecto é ambicioso para província do Uíge, já que irá ajudar o governo em vir tirar um elevado número de crianças da delinquência. Tendo lembrado que no tempo colonial, Uíge, teve grandes talentos a jogarem na selecção nacional de Angola, o que hoje, mesmo no futebol de formação já não se ouve.

“Tenho orgulho como filho desta terra. Vim para ficar e levar avante este projecto que tudo tem para lapidar talentos e leva-los além-fronteiras, a exemplo, do que acontece com a escola de formação de futebol Norberto de Castro, em Luanda, que muito vai contribuindo em ajudar crianças que muitas delas vêm de famílias muito humildes em bairros pobres”, testou.

Recordou, “entreguei o projecto ao governo provincial, isto é, em Setembro de 2018, o mesmo documento foi inclusive enviado ao Ministério da Juventude e Desportos, vendo a demora na sua resposta, voltei a fazer uma carta este ano, que tive a resposta aceite do governador provincial, Mpinda Simão, que em seguida encaminhou para o departamento da cultura, turismo e juventude e desporto, concretamente, na sessão da juventude e desporto, liderado por Lussadikwueno Manuel, por onde este projecto ficou engavetado há muitos meses”.

O único impasse para este projecto iniciar, lembrou, era o Lussadikwueno Manuel porque os demais órgãos de tutela, todos têm o conhecimento e já deram luz verde. Mas, como já desgavetou-se os documentos, concretamente, nesta terça-feira (03), em breve as oficinas irão abrir, garantiu, o também fundador da escola de formação de futebol “os Polivalentes”, em Luanda, em 2003.

Como disse, o documento saio da gaveta por onde esteve engavetado, depois de fazer algumas demarchas e ter, inclusive, solicitada audiência com o director do gabinete provincial cultura, turismo e juventude e desporto, José Caricoco Cussiquina, além, de dias antes ter passado no gabinete do governador local. Maló, assegurou que, ficou com uma boa impressão pela atitude tomada por José Cussiquina e, que, aguarda ter bons resultados dentro em breve, uma resposta final positiva.

Na semana passada, o Wizi-Kongo, numa conversa mantida com José Cussiquina, no seu gabinete, terá dito que o mesmo documento nunca antes passara em seu gabinete e, que, acreditava estar no gabinete de Lussadikwueno Manuel, que, no momento da entrevista não se fazia presente na instituição por encontrar-se doente, mas que José Cussiquina compremeteu-se em liga-lo para saber o destino do documento onde constava a solicitação de apoio de alguns meios de trabalho.

Hoje, às 12 horas, o Wizi-Kongo, voltou a bater a porta do gabinete de José Cussiquina, mas este não andara, por encontrar-se de viagem, na capital do país, Angola, segundo resposta dada pela sua sacretaria.

Natural do município do Uíge, bairro Papelão, com descendências dos pais na aldeia Lukunga, Avelino Matias Neto Maló, é filho de Pedro Matias e de Isabel Fineza Matano, criado por padres católicos, em Portugal dos 8 anos até os 19. É profissional na viação civil, formado em Engenharia Mecânica Aeronáutica Sénior, faz parte da tripulação domestica e internacional, reformado na viação há seis anos com todos os direitos reservados e aceiteis a nível mundial.

É técnico de futebol nacional, treinou clubes como Caxicane FC, Rodoviário FC, FC do Uíge, Atlético Sport Aviação (ASA) e fundador da escola de formação de futebol os Polivalentes FC a 3 de Setembro de 2003. Fazendo agora reaparecer a escola de formação de futebol CRU no dia 10 de Janeiro de 2019, como responsável máximo da escola.

Como técnico é formado pelo INEF Angola, FIFA, Zurique, Suíça, Futebol Mundial/Brasil, na Alemanha, em Portugal, no Boa Vista e Benfica e na Bulgária. Como futebolista jogou no ASA/Angola, no União do Coimbra/Portugal, Clube Recreativo do Uíge/Angola, Sporting de Negage/Angola e FC de Cabinda/Angola.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.