Crianças do município dos Buengas invadidas por bitacanhas misteriosas

Por Alfredo Dikwiza e Jeremias Kaboco

Buengas, 16/09 (Wizi-Kongo) – Aproximadamente 50 crianças de ambos os sexos nas idades de um (1) a 12 anos de idade, dos bairros periféricos do município dos Buengas, 250 quilómetros a norte da cidade do Uíge, estão a ser devorados os membros superiores e inferiores por bitacanhas misteriosas.

As imagens ver no ( texto) captadas hoje, segunda-feira, pela equipa do Wizi-Kongo que deslocou-se para ver de perto onde as crianças vivem, concretamente, nos bairros “Operário” e “Kissalabadai”, periféricos da vila dos Buengas, demonstra bem a real situação de como os membros dos mais pequenos estão sendo massacrados impiedosamente pelas bitacanhas, que, ao espanto das famílias os apelidaram de “bitacanhas misteriosas”.

Rápidas em ação, as mesmas bitacanhas misteriosas, não poupam até mesmo as crianças de um (1), quer estejam na fase de marcar os primeiros passos ou mesmo estando já andando e, em pouco tempo se formam nos dedos de ambos os membros e também nos calcanhaís de aquiles, impossibilitado assim os pequenos humanos de suas rotinas habituais, como brincadeiras, ir a escola e até mesmo auxiliar em algumas tarefas de casa.

Os encarregados de educação de algumas crianças com essas bitacanhas, ouvidos pelo Wizi-Kongo, foram unânimes em admitir ser uma praga, que, a semelhança a que acontecera nos anos 80 em algumas localidades dos Buengas, onde os membros das crianças foram atingidos sem piedade pelas famosas bitacanhas misteriosas.

Mas por aquilo que os repórteres do Wizi-Kongo poderiam constatar de perto, o nível de linha de pobreza e a falta de higiene destas família é uma das causas que faz com que as bitacanhas aproveitam-se das crianças com tanta maldade, com maior destaque para os membros inferiores e superiores.

Com uma superfície de 9.202 km2, o município dos Buengas, com a sede em Nova Esperança, localiza-se a 250 quilómetros a norte da cidade do Uíge, com uma pessoa de 78 mil habitantes, distribuída em três comunas (Nova Esperança/sede dos Buengas), Buenga Sul e Kuilo Cambozo.

A circunscrição dos Buengas é limitada a norte pelo município de Maquela do Zombo, a este pelos municípios de Quimbele e Milunga, a sul pelo município de Sanza Pombo e a oeste pelo município de Damba. É produtor de vários tipos de produtos agrícolas, sobretudo banana, amemdoim ou simplesmente jinguba, batata rena, feijão, gergelim, muteta e outros.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.