Estrada tira temas, cada vez mais, pior e assustadora de circular

Imagem de Alfredo Dikwiza/WKS

Por Alfredo Dikwiza

Buengas, 25/02 (Wizi-Kongo) – É arrepiante e assustador, olhar e enfrentar a estrada do município dos Buengas, concretamente, nos seus 90 quilómetros por terra que partem do Sanza Pombo/sede dos Buengas. É, sem sombra de dúvida, um tira temas, cada vez mais, pior a estrada difícil por circular a nível da região, com ou sem o cair das chuvas na circunscrição. Hoje, especificamente, o portal Wizi-Kongo, radiografou a realidade da localidade do Kiteca Bunga, localizado há uns 7/10 quilómetros da comuna do Buenga Sul.

Realmente, como vê as imagens, é um dos piores sítios, apenas para citar, entre outros, graves obstáculos que cercam a estrada no seu percurso (do Sanza Pombo/Buengas e vice-versa), dai, viajar naquele município, não é para qualquer um, quer os motoristas, quer os passageiros. Mesmo os motoristas “calojados”, antes de colocar o carro naquela estrada, invocam os espíritos ancestrais, Deus e deuses, para alguns, a fim de os proteger, por enfrentarem uma estrada terrível, como se “um país em fogo estivesse”, sem esquecer-se de quem fica a olhar a distância e ao perto, em cima da carroçaria, no caso, os passageiros, a cada salto, a cada lomba, a cada puxão a esquerda, a direita por inerência do solo frágil enfrentado.

A população, por representação dos naturais dos Buengas, já escreveram várias cartas às instâncias máximas da província e do país, os sobas idem e até “choram no imaginar do sofrimento” e a juventude, força motriz da circunscrição, também “lamentou e continua a lamentar”, mas quer um, quer outros, até hoje, foram atendidos com o pedido: “asfalto” e, sim, a única resposta que tiveram “são promessas”, bem como “improvisos de terraplanagem, em um, entre outro momento”, cujo sonho do asfalto, é uma miragem para aquele município, um dos 16 que compões a província do Uíge.

No quinquénio 2017/2022, depois dos outros dois terem passados sem sucessos (2008/2012 e 2012/2017), que, sempre fora prometido o tapete do asfalto chegar a vila dos Buengas, tudo indica que, igualmente, estes últimos cinco anos irão passar em branco. Enquanto a estrada não se melhora, os resultados dos acidentes fatais, mortes, lamentos, dor e desespero dos naturais, amigos e simpatizantes dos Buengas, irá de continuar!.

Localizado a 250 quilómetros a norte da sede provincial do Uíge, país Angola, a circunscrição dos Buengas, possuí 2.875 km² e é habitado por cerca de 78 mil pessoas. É limitado a norte pelo município de Makela do Zombo, a leste pelos municípios de Kimbele e Milunga, a sul pelo município de Sanza Pombo, e a oeste pelo município de Damba. Entretanto, Buengas é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Buengas (antiga Kimbianda e Buenga Sul), e pelas comunas de Nova Esperança (antiga Buenga Norte) e Kuilo-Kambozo.

 

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.