Aberta campanha de desparasitação no Púri

Shaded relief 3d map of Puri.

Uíge – Uma campanha de desparasitação foi aberta hoje, segunda-feira, no município do Púri, 88 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, no quadro da prevenção das doenças tropicais negligenciadas junta da população.

Promovida pela direcção provincial da saúde no Uíge,  em parceria com a ONG Mentor, a campanha enquadra-se no programa do governo do combate as doenças endémicas.

Ao falar no acto de abertura, a directora provincial da saúde no Uíge, em exercício Nzinga Pelenda disse que o lançamento desta campanha visa encontrar melhores soluções para a redução das doença como oncocercose,  filariose infatico e outras.

Disse que a oncocercose é também chamada cegueira dos rios causada pela picada da mosca chamada Simole Negra, informando que cinco municípios dos 16 que compõem a província do Uíge são mais endémicos com estas doenças.

O responsável apelou igualmente a população do Púri no sentido de aderirem a campanha de desparasitação, com vista a prevenir-se com as doenças tropicais negligenciadas.

O coordenador provincial da Mentor no Uíge, Fernand Djerandomba disse que nesta campanha vão ser tratadas contra a onconcercose,  245 mil pessoas nos municípios endémicos, nomeadamente Songo, Bungo, Quitexi, Negage e Púri.

Adiantou outras 106 pessoas serão tratadas igualmente contra as doenças filariose infatico.

Fernand Djerandomba pediu igualmente a colaboração das autoridades tradicionais e população para com as equipas da saúde, para que a campanha de combate as doenças termina com êxito.

A administradora adjunta do Púri, Adelina Maria de Fatima Miguel agradeceu a iniciativa da delegação da saúde e da ONG Mentor por ter planificado a circunscrição para albergar o lançamento da campanha de desparasitação.

Púri, 88 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge tem uma população estimada em 53 mil e 499 habitantes a sua maioria camponesa.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*