Município do Bungo ganha Centro Profissional de Artes e Ofícios (CPAO)

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 05/02(Wizi-Kongo) – No dia do herói nacional da luta armada, assinalada nesta terça-feira (04/02), no município do Bungo, província do Uíge, assistiu-se o lançamento da primeira pedra para a construção do Centro Profissional de Artes e Ofícios, cujo acto foi procedido pelo administrador local, Panzo Joaquim.

As obra para construção do Centro Profissional de Artes e Ofícios do Bungo, encontra-se localizadas no Polo Norte da referida vila, a ser executada pela empresa Kambaxi Comercial, num prazo de 90 dias, ou seja, três meses, visando contribuir na escolha de mais opções em termos das famílias a nível da circunscrição. Com isso, não sendo mais necessário deslocar-se para os outros municípios de Negage e Uíge em busca da aprendizagem em artes e ofícios.

Para o êxito da obra, foram disponibilizados dos cofres do Estado angolano, 55 milhões e 500 mil kwanzas, cuja empresa Kambaxi Comercial comprometeu-se executar a obra de acordo as exigências do dono da empreitada, no caso, a administração municipal do Bungo, que dista a 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge.

No sector de ensino e aprendizagem, igualmente, no município do Bungo, concretamente na sede vila, encontra-se em reabilitação a direcção municipal da educação, cujas obras iniciadas no mês de Janeiro transacto do ano em curso, estão a cargo da empresa AMB Tirinho, Lda. Entretanto, essa obra orçou pouco menos de cinco milhões e meio de kwanzas.

Além das empreitadas no sector de ensino, o município do Bungo neste momento é alvo de muitas obras, entre reabilitações e construções de raiz, uma aposta séria na visão do seu administrador, Panzo Joaquim, que, aos poucos vai deixando as famílias daquela circunscrição repleta de satisfações com esses tipos de acçãoes que visam garantir o desenvolvimento do Bungo.

Fruto das várias acções que vão sendo implementadas, com maior realce na sede do Bungo, a mesma vila aos poucos vai desfazendo-se dos escombros e imagem deixada pelo conflito armado nacional, culminado em 2002, depois da morte em combate do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, cujos acordos de paz foram assinados em 2004, depois do entendimento entre as forças de Jonas Savimbi e de José Eduardo dos Santos.

Cercado de rios, ribeiros e lagoas, que dão inveja no bom olhar da sua beleza, bem como com uma vasta área plana, o município do Bungo, localizado a 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge, foi fundado a 06 de Agosto de 1916, possuindo 2156km2, com uma comuna apenas constituída, no caso, a sede do Bungo. Controla 61 aldeias, 12 regedorias, habitadas aproximadamente por 40 mil pessoas.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.