Município do Bungo soma e segue na era Mpinda Simão

Por Alfredo Dikwiza

Bungo, 17/09 (Wizi-Kongo) – Com a chegada de Mpinda Simão a província no Uíge/2017, no cargo de governador, em substituição de seu compatriota Paulo Pombolo, o município do Bungo, soma e segue nessa era em diversos domínios sociais, que aos poucos esta contribuir na melhoria da vida da sua gente.

Entre outros, registar-se a melhoria no sistema de educação (com construção de novas escolas de raíz, reabilitação de outras e apetrechamento destas mesmas infraestruturas), saúde (igualmente, com construção de novos postos médicos, reabilitação de alguns e melhoria na assistência médica e medicamentosa) e no fornecimento de água, com construção de sistemas de captação e distribuição, em algumas aldeia e sedes de regedorias, são apenas, para citar, alguns dos avanços que a localidade conheceu em pouco menos de três anos na governação de Mpinda Simão.

Hoje, embora fora antecipado nesta segunda-feira (16) dia dedicado ao herói nacional, mais uma vez, o governador da província do Uíge, Mpinda Simão, deslocou-se ao Bungo e a circunscrição foi alvo de inaugurações de duas infraestrutura sociais, entre elas, uma escola de 7 salas de aulas e um sistema de captação e abastecimento de água.

No âmbito das comemorações do dia do herói nacional, Bungo, concretamente, nas suas localidades do Hinda e Gombe, assistiu-se o corte de fita de um sistema de captação e abastecimento de água, que irá beneficiar mais de dois mil famílias e a escola que vai absorver 767 alunos, para os ensino primário e I ciclo, respectivamente.

Para o núcleo do primeiro ciclo serão 146 alunos a estudarem na escola inaugurada no Gombe e para a mesma escola vão aprender-na os conhecimentos outros 621 alunos do ensino primário.

Em ambas localidades, por terem, as inaugurações, acontecer no dia dedicado ao herói nacional, Mpinda Simão, lembrou as famílias presente nos atos inaugurais, principalmente, os jovens, do perfil do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, e a sua legada frase o ” mais importante é resolver os problemas do povo” Bungo é uma vila e município da província do Uíge, em Angola, localizado a 78 quilómetros a norte da cidade do Bago Vermelho. 

O município tem 2 156 km² e cerca de 44 mil habitantes. A mesma circunscrição é limitada a Norte pelo município de Damba, a este pelo município de Sanza Pombo, a sul pelo municípios de Puri e Negage, e a oeste pelos municípios de Uíge e Mucaba. Bungo, é constituído apenas pela comuna da sede (Bungo), possuí 60 aldeias e 16 regedorias. Foi fundado no dia 6 de Agosto de 1916.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.