12 MAIS VELHOS DESEJAM TORNAR TOCOISTAS EM UMA ÚNICA IGREJA

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 25/10 (Wizi-Kongo) – Os12 Mais Velhos, uma das três alas existentes no seio da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (INJCM), ou simplesmente, Tocoísta, desejam torna-la em uma e única congregação religiosa, tal como em 1949 quando tinha uma só doutrina e, não como agora, por razões óbvias nota-se outra doutrina vinda dos mortos.

Este desejo foi manifestado neste domingo (24/10/2021), no bairro Kilala, Uíge, pelo Secretário-Geral dos 12 Mais Velhos, Nuno António Simão, no acto de comemoração do acto central do septuagésimo segundo aniversário da prisão do seu líder Simão Gonsalves Toco e seu féis ocorrido em Leopoldville, actual Kishasa (República Democrática do Congo), tendo afirmado, que, os 12 Mais Velhos estão chateados por verem a outra ala, concretamente, de Afonso Nunes, seguir uma doutrina vinda dos mortos.

Há um Simão Toco vindo dos mortos e, nós não conhecemos, muito menos aceitamos essa doutrina, porque não há nenhum tocoísta neste mundo que não foi ensinado pelos 12 Mais Velhos, por serem os professores de todos os tocoistas espalhados pelo globo, mas, não é novidade que qualquer um, que, a obra de Deus é testada e, nós os 12 Mais Velhos, estamos a passar por este processo e passamos a mensagem para que o verdadeiro tocoísta compreenda”, destacou, Nuno António Simão em declarações à imprensa.

Ainda assim, admite que a igreja goza de uma boa saúde, apesar dos vários problemas, que o mundo vive no momento. Porém, reconhece que a divisão da igreja, é uma situação constrangedora por parte da mesma, porque todo, qualquer trabalho compreende os seus iniciantes, e, os 12 Mais Velhos, são os promotores da igreja, que, neste momento, são os mais preocupados com a situação actual dos tocoístas. Relação com Afonso Nunes, observa que, na verdade, no ponto de vista jurídico, aquela ala não possui reconhecimento, porque o tribunal havia anulado o decreto que os reconhecia e, quanto aos fiéis, Nuno Simão disse que têm passado uma mensagem da verdade e da salvação para que os mesmos possam compreender a verdadeira história do tocoísmo.

Onde há espirito de Deus, o espirito de satanás habita, e, isto não é de hoje, pois mesmo o próprio profeta Simão Gonçalves Toco foi tentado, dai até aos nossos dias, na igreja o verdadeiro espiro santo quando passa alguma mensagem, a ela deve ser analisada e, segundo as normas da igreja, o espirito fala em local sagrado ou específico (tabernáculo), infelizmente, temos acompanhado o espirito a falar ao público com declarações, que ultrapassam os seus princípios”, acrescentou o Secretário-Geral dos 12 Mais Velhos.

Em alusão a referida data, tomaram posse, igualmente, alguns corpos directivos da igreja, com destaque para apresentação da nova representante geral da sociedade das senhoras tocoístas na província do Uíge, Emília Justina Nginga, cujo culto presenciado por vários membros do governo local, foi presidido pelo pastor, Manuel Garcia.

O tocoísmo é um movimento cristão formado por seguidores do profeta angolano, Simão Gonçalves Toko (1918/1984), cujo fundador é o mesmo profeta. Entretanto, actualmente, estão constituídos administrativamente em três (3) direcções, segundo o Decreto Executivo 14/92, estando como “igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (os Tocoistas)- anciãos conselheiros da direcção central”, “Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (os Tocoístas) – 18 classes e 16 tribos” e “Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “os Tocístas) – 12 Mais Velhos. Entretanto, trata-se de um dos maiores movimentos cristãos em Angola, contendo, igualmente, sedes em diversos países.

Assim, os Tocoístas, foram reconhecidos pelo gorno português despacho nº 3163-9ª/72/1ª de 24/09/1974 e pelo governo da República Popular de Angola-diário da república nº 15-Iª série Decreto Executivo nº 14/92 de 10 de Abril.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.