Possíveis substitutos de Mpinda Simão no MPLA e no governo

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 13/12 (Wizi-Kongo) – Quatro nomes, igual número de rostos bem conhecidos localmente, nomeadamente, Nazário Vilhena Pedro Bomba, Sérgio Luther Rescova, Pedro Augusto Konga e Garcia Pedro Nzo, neste quarteto sairá dois deles que irão substituir Mpinda Simão no cadeirão máximo de governador e de primeiro secretário provincial do MPLA a nível da região.

Entre eles, apurou hoje, sexta-feira, nesta cidade, o Wizi-Kongo, de fonte próxima do governo e do partido que governa os angolanos, Garcia Pedro Nzo, ex-secretário provincial da JMPLA e director do Instituto Médio de Gestão do Kitumua, actualmente a exercer as funções de administrador municipal de Ambuila, empossado este ano, surge como forte candidato entre os demais camaradas em substituição de Mpinda Simão, no partido MPLA.

Assim, para o cargo de governador provincial do Uíge, fica por escolher um deles, entre, Nazário Vilhena Pedro Bomba, Sérgio Luther Rescova e o caloiro em função de gênero, Pedro Augusto Konga, ex-secretário provincial da JMPLA local e actualmente deputado do ciclo provincial pelo MPLA, pois, Vilhena e Rescova já provaram o sabor deste cargo.

No Uíge, em 2009/2010, Nazario Vilhena Pedro Bomba, ocupara o cargo de vice-governador para Organização e Serviços Técnicos na região. Nunca chegou no cadeirão número um deste cargo, agora, pode chegar a sua vêz de concretizar essa proeza, mas conta com um candidato forte, que, é o antigo secretário nacional da JMPLA e neste momento nas vestes de governador provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova.

Entretanto, os três candidatos a cargo de governador do Uíge possuem algo em comum, são naturais do Uíge, Rescova é do município da Damba, Vilhena é de Kimbele e Konga é natural do município do Songo, aldeia Kipumba-Loe, para o outro inquilinoi a cargo de primeiro secretário do MPLA, Nzo, também é uigense, nascido no município de Mucaba.

Rescova e Vilhena, neste momento, trabalham e residem na província de Luanda. Konga e Nzo, no Uíge, entre estes últimos dois, um a exercer o cargo de administrador municipal de Ambuila e o outro no de deputado para o cíclo provincial do MPLA, cujas movimentações estão as portas em breve a nível do Uíge.

Mas, como na governação e na política tem variáveis que transcendem ao poder e, não se pode vir admirar caso um deles não for nomeado para essas vestes. Para o município de Ambuila, reforçou a fonte, em substituição de Pedro Garcia Nzo, no cargo de administrador, é cubiçado o nome de Geraldo Domingos Dendo, neste momento a exercer as funções de administrador adjunto no município de Milunga, antes pela mesma função já fê-lo no Songo.

Entretanto, outras movimentações estão as portas a nível dos administradores e demais departamentos provenciais.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.