Conferência provincial sobre vida e obra de Jonas Savimbi decorre no Uíge

Por Alfredo Dikwiza/Jeremias Kaboco

Uíge, 16/03 (Wizi-Kongo) – A conferência provincial que aborda a vida e obra do partido União para Independência Total de Angola (UNITA), decorre neste momento, no Centro São João Calabry, com três principais painéis.

Entre os painéis destacam-se o do “Jonas Savimbi como estratega política e militar”, “Jonas Savimbi como Diplomata, Político, Conciliador e Promotor de Consensos” e “Jonas Savimbi como humanista, homem social, chefe de família e homem de letras”, debruçados pelos prelectores Mercado Ernesto Chiakukinha, Lukamba Paulo Gato e Félix Simão Lucas.

A mesma actividade organizada pelo Secretariado do Comité Provincial do Partido UNITA no Uíge, com participação de militantes, amigos e simpatizantes da UNITA, convidados e não só, assistiu na abertura da mesma conferencia o seu primeiro secretário provincial, Félix Simão Lucas, desejar as boas vindas para todos no evento, bem como mostrou-se preocupado com o actual estado da província, que, segundo ele, encontra-se a caminhar em soluços para um desenvolvimento esperado por todos a nível da região.

Félix Simão Lucas mostrou-se, igualmente, indignado pela forma como os desmaios dos alunos acorrem nas escolas a nível da região, com maior destaque nas escolas do município do Uíge, facto este que já leva anos, mais que até ao momento nunca foi esclarecido ou encontrados os motivos que têm estado na base deste fenómeno.

Nos últimos anos, as escolas do Uíge são assoladas pelos desmaios, quando isto acontece os hospitais e as ruas ficam agitadas, todos quanto vivem aqui no Uíge sabem bem de como este fenómeno tira o sono dos encarregados de educação, ainda assim, as causas estão por uma miragem para serem encontradas”, lamentou.

Igualmente, na sua breve abordagem, o também deputado do ciclo provincial pela UNITA, mostrou-se preocupado sobre o estado de saneamento básico das cidades de Negage e Uíge, que, no seu entender, são um desastre para o bem-estar das famílias e, por via disso, vai cada vez mais contribuindo no aumento de doença no seio das famílias e que vão causando percas de vidas dia-a-dia.

Sob lema, 2019 ano da consagração da memória de Jonas Savimbi, a mesma conferência provincial, enquadra-se nas comemorações dos 53 anos, assinalados nesta quinta-feira (13), desde a data da sua fundação a 13 de Março de 1966.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.