Cresce sector hoteleiro na província

Hotel Cuilo River, na Cidade do Uíge

Uíge – O sector hoteleiro registou, nos últimos 15 anos, um crescimento quantitativo ao contar actualmente com 10’7 unidades, entre hotéis, pensões e hospedarias, das quais 79 em pleno funcionamento.

Segundo o director do Comércio, Hotelaria e Turismo, Bosseke Mansony, que falava hoje à Angop, acerca dos avanços verificados no sector nestes 15 anos de paz, em 2002 a província contava apenas  quatro unidades hoteleiras de pequeno porte, pertencentes à Emprotel.

Bosseke Mansony referiu que, além das unidades existentes, a província conta com outras unidades em obras, num total de dez, sendo nove hotéis e uma hospedaria.

Enfatizou que a entrada em funcionamento destas infra-estruturas contribuirá para o número de camas a nível a província.

“Em relação a unidades similares, a província conta com 347 unidades similares contra 57 anteriores, assim como temos 27 restaurantes que oferecem diversos serviços, contra oito que funcionavam até 2002”, esclareceu.

Segundo o responsável, um total de 714 quartos estão à disposição. Antes a capacidade de atendimento era apenas de 147.

O sector está a contribuir, deste modo, na redução do desemprego sendo que conta com uma força de trabalho de 763 trabalhadores de diversas áreas.

“Em todas estas unidades garantem um total de duas mil 11 mesas”, pontualizou.

Quanto a camas, disse, houve uma redução, atendendo o actual momento económico, comparando com o ano de 2015, período em que funcionavam mil 962, mas actualmente o sector conta com mil e sete camas”, ressaltou.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.