Crianças beneficiam de transferências monetárias no Uíge

Imagem de arquivo

Uíge – Quatrocentas e 38 crianças da comuna do Calumbo, município do Uíge, beneficiaram, até ao momento, do pagamento duplo de 30 mil kwanzas para seis meses, no âmbito do Programa “Valor Criança”, do Ministério da Acção Social, Família e Igualdade do Género.

Nesta acção, iniciada quarta-feira (7), o Governo disponibiliza para cada família com três menores de cinco anos registados o valor de cinco mil, que multiplicado por seis meses, resulta em 30 mil kwanzas por cada família.

Os beneficiados foram registados nas aldeias de Gabani, Kissaba e Ngunza, na referida comuna localizada a 18 quilómetros da cidade do Uíge, abrangendo 276 famílias do Calumbo.

Inicialmente a ajuda previa o apoio a três mil, o que foi elevado para cinco, devido a actual crise económica e a situação da pandemia (Covid-19), justificou Ana Teresinha, ponto focal do programa.

Segundo a responsável do Projecto de Apoio Social (APROSOC), no acto de pagamento do terceiro e quarto ciclos, a decorrer no município sede do Uíge de sete a oito de Outubro, e na Damba, de 13 a 17, o projecto atingirá quatro mil e 584 crianças de duas mil 677 famílias, em toda província.

O programa, orçado em cerca de nove milhões de euros, é financiado pela União Europeia, com o apoio do Unicef. O mesmo visa potenciar os rendimentos de famílias vulneráveis.

O projecto, cuja primeira fase termina em Dezembro próximo, é ainda acompanhado de acções de vacinação, registo de nascimento, entrega de bilhetes de identidade, entre outros serviços, nos seis municípios das três províncias beneficiárias (Uíge, Moxico e Bié).

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.