Expo/Uíge constitui oportunidade para alavancar economia

JOFRE VANDUNEM, MINISTRO DO COMÉRCIOFOTO: DOMINGOS NICOLAU

Uíge – O ministro angolano do Comércio, Jofre Van-Dúnem Júnior, considerou quinta-feira que a Expo Uíge 2018 constitui uma oportunidade para alavancar a economia da província rumo ao seu desenvolvimento.

Ao falar na abertura da exposição, que junta 280 expositores nacionais e estrangeiros, o titular da pasta do Comércio disse que se pretende com a expo a promoção de novas oportunidades, a formalização de diferentes actividades, com vista a reorganização da actividade comercial, onde os principais actores são os empresários que devem buscar apenas orientação.

Garantiu apoio institucional do Executivo no âmbito da iniciativa e emprendedorismo privados, visando dar resposta aos desafios da diversificação da economia.

Reconheceu que a província do Uíge tem um bom clima e produtos como madeira, café, mandioca, milho, cobre, prata e outros minerais.

“Do ponto de vista do comércio, a recuperação da produção interna, deve ser estimulada pela adopção de medidas e mecanismos que visam a desburocratização administrativa, a expansão, melhoria dos pontos de comercialização e armazenagem, bem como a melhoria da rede comercial e abertura do comércio rural, incentivando a entrada de novos  agentes económicos no circuito de comercialização de bens”, salientou.

Por sua vez, o governador da província, Pinda Simão, ressaltou que a crise económica não pode ser vista apenas como um empecilho para economia, mas uma oportunidade para diversificação das actividades produtivas.

Participaram da cerimónia de abertura da IX Edição da Expo Uíge~, inserida nas comemorações dos 101 anos da elevação do Uíge à categoria de cidade, o secretário de Estado de Agricultura Florestal, André de Jesus Moda, representantes dos Ministérios da Economia e Planeamento, o governador do Kuanza Norte, José Maria dos Santos.

A feira de 280 expositores conta também conta com representantes da província do Bengo e empresários de Portugal, Índia e Gana.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*