Festival gospel sauda 100 anos da cidade

Uíge – Um festival de música gospel juntou, na tarde de domingo, no cine Ginásio, desta cidade, 39 grupos de música religiosa nas suas variadas categorias, no âmbito da celebração dos 100 anos da institucionalização da cidade do Uíge e de evangelização da região.

Promovido pela comissão provincial do festival de música gospel, em colaboração com a direcção local da Cultura, o evento contou com animação de 21 grupos corais, nove músicos, seis bandas e alguns instrumentistas.

O coordenador do projecto, Matondo Alexandre, depois de agradecer aos participantes, membros do governo e outros convidados pela presença, felicitou o Uíge por ter assinalado os festejos dos 100 anos com um festival da música gospel.

Para ele, os anos que se celebram não se referem apenas à cidade mas também aos 100 anos de evangelização da região, explicando que os portugueses na colonização implantavam primeira onde chegavam três instituições primordiais, dentre elas  a sede do governo, a conservatória e a estrutura da igreja.

“Queremos agradecer a Deus com esse festival, orando em prol da província”, sublinhou o responsável,  para quem em Dezembro deste ano, a sua organização vai realizar, na província do Uíge, o Prémio Nacional de Música Gospel, com a participação das demais províncias.

Por sua vez, o director provincial da cultura, José Caricoco, que representou o governador Paulo Pombolo, valorizou a actividade, adiantando que o festival enquadra-se no cronograma de actividades culturais inseridas no programa das festas da cidade do Uíge, que iniciou com um culto ecuménico para louvar a Deus.

Na ocasião, incentivou a continuidade de realização de iniciativas do género, que muito tem a ver com a educação e resgate dos valores morais, cívicas e culturais no seio dos jovens, contando para tal com o apoio das instituições religiosas, na sua qualidade de parceiros do governo.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.