Governador do Uíge incentiva mulheres a elevar produção agrícola

Uíge – O governador da província do Uíge, Pinda Simão, incentivou hoje, terça-feira, as mulheres camponesas da região a elevar a produção agrícola de forma a aumentar as rendas e garantir a subsistência das famílias.

O governador fez este pronunciamento quando orientava a cerimónia de abertura do Fórum Provincial da Mulher Rural, uma iniciativa do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género do Uíge, tendo sublinhado que o aumento da produção de alimentos ajuda também a combater a fome e a pobreza na região.

Lembrou que a camada feminina constitui a maioria da população angolana, por isso deve ser motivada a participar activamente no sentido de contribuir no processo de desenvolvimento do país e na diversificação da economia nacional.

Reconheceu existirem dificuldades no sector agrícola da província do Uíge, como carência de máquinas de lavoura, sementes e transportes para o escoamento de bens do campo para os mercados.

Para inverter o actual quadro, Pinda Simão fez saber que o governo local está a apostar em acções que visam o fomento e a revitalização da actividade agrícola, bem como está a implementar programas de combate ao analfabetismo na zona rural.

Apelou às mulheres no sentido de evitarem fazer queimadas por prejudicar o meio ambiente e empobrecer os solos.

No evento, os participantes estão a abordar matérias sobre agricultura familiar, critérios para o acesso à posse de terra, fomento ao crédito para o exercício da aquicultura e piscicultura, entre outros assuntos.

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.