Homenageadas personalidades destacadas no desenvolvimento do Uíge

Uíge- Personalidades da província do Uíge foram homenageadas na noite de sexta-feira, durante uma gala, por se destacarem em vários domínios de actividades em prol do desenvolvimento da região.

Na gala,  promovida pela organização Josiveira e Filhos, em saudação ao 101º aniversario da cidade do Uíge,  foram homenageados, na categoria de Literatura, Cristiano Nogueira, Académico, Manuel Zangala, Produtor Musical, Chicote Produções, no teatro, Puau Teatro, melhor animador Braúlio Quintas e Melhor Inventor, Irmãos Barboso.

Foram igualmente homenageados, Gomes Costa,  como melhor apresentador, Samuel Macumbo, Repórter do ano, Patrício Vasco, Criador do ano, Joel Fernando como Modelo do ano  e outros.

Ao falar na cerimónia, em representação do governador Pinda Simão, o director provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo  do Uige, Bosseke Mbosso Mansony, louvou a iniciativa da empresa organizadora, augurando que em  2019 seja melhor.

Uíge foi  elevada a categoria de cidade a 1 de Julho de 1917, pelo Capitão Manuel José Pereira e Alferes Tomaz Berberan e as festas decorrem de 1 a 8 deste mês com várias actividades.

A cidade do Uíge foi fundada através da portaria nº 15444 de 01/07/1945, em 1955  passou a designar-se Vila Marechal Carmona, em honra ao antigo Presidente português Óscar Carmona. Após ter sido elevada, passou a denominar-se simplesmente Carmona, tendo readquirido o nome original de Uíge, em 1975, designação proveniente do riacho com o memso nome.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*