Palestra sobre corrupção e as bases da falência do Estado adiada por boicote no Uíge

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 05/03 (Wizi-Kongo) – A palestra que estava agendada para este sábado (06/03), subordinada aos temas “visão da juventude no combate a impunidade”, “importância da imprensa na democracia”, “corrupção e as bases da falência do Estado”, sob organização do Triângulo do Conhecimento, em parceira com a equipa do Tournée 360 graus, liderada por activistas de Luanda, foi forçada em adia-la, depois dos boicotes sofridos há quatro e três dias da sua realização.

Depois de ter confirmado ao Wizi-Kongo, nesta quinta-feira (04/03), “não a realização da palestra, podendo a mesma ser anunciada em outra data”, Jerónimo Nsisa, um dos activistas da tournée 360 graus, na sua conta do faceboock, escreveu: “governo provincial do Uíge, agentes do SINSE e militantes da JMPLA, boicotam a palestra da equipa do 360 ° no Cine Ginásio”, palco escolhido para a realização da mesma. Continua: “há pouco menos de quatro (4) dias da palestra a ter lugar no Cine Ginásio, na província do Uíge, pese embora o espaço ter sido já pago pelo Dr Joaquim António Ernesto Ernesto, o responsável do Cine Ginásio, local onde decorrerá a actividade sofre pressão dos agentes do SINSE e militantes da JMPLA para simular corte circuito”.

Segundo ele, por via do seu póster da rede social faceboock, afirma, que, o evento sob realização do Triângulo do Conhecimento e participação da equipa do 360º, programa da CAMUNDA BreakinsNews está a criar comichão socio-político aos militantes do MPLA, governo provincial do Uíge, JMPLA e os agentes do SINSE, transformados como instrumentos da manutenção da ditadura governativa. “E da praxe naquelas paragens fazer-se política de anestesiar cérebros dos jovens com discursos de clientelismo político e bloqueio psico-emocial , entretanto, a presença dos activistas despertadores, promotores do exercício da cidadania plena e objectiva com foco na consolidação de um estado democrático e direito está a mexer substancialmente os militantes do MPLA alérgicos as abordagens despedidos de romantismo socio-político”, observa no seu póster.

Admite ele, que, “o SINSE e a JMPLA no UÍGE estão com medo de deles” e, esclarece que há cada dia, o responsável do cine ginásio inventa outra mentira, “mas sabemos que está sob pressão e ameaças do SINSE, JMPLA …. eles adoram governar os cidadãos distraídos e temem que nalgum dia descubram da dislexia política e governativo do MPLA”, assegura no seu poster via faceboock. Jerónimo Nsisa, sublinha no seu póster que, para o desenvolvimento socio-econômico, cultural e socio-político de ANGOLA, “nós vamos até o fim e depois do fim” . Entretanto, a equipa do Podcast 360° e o projecto Triângulo do Conhecimento, lamentam o sucedido e reafirmam o compromisso de realizar a actividade numa outra data anunciar oportunamente.

E, por sua vez, Joaquim António Neves, pela mesma via, concretamente, faceboock, na sua conta, publicou: “por motivo de um boicote à queima-roupa contra a Democracia no Uíge, a actividade marcada para o dia 06 de Março, foi adiada para uma data incerta pelo que, pedimos a máxima compressão aos amantes da liberdade e da coragem que tudo faremos para que a actividade saia com maior força e certeza”. Hoje, este portal, Wizi-Kongo, tudo fez para manter contacto com as instituições acusadas no boicote da palestra, mas sem sucesso.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.