Cinco províncias vão participar na sexta edição do festival no Uíge

Imagem de arquivo

Por Valter Gomes

Dezanove grupos de teatro representando as províncias de Luanda, Malanje, Huambo e Uíge participam a partir de hoje no Festival de Teatro, na cidade do Uíge.

O festival prolonga-se até ao dia 30 e inclui exposições artísticas, para homenagear os 101 anos da fundação da cidade do Uíge, que se assinala no dia 1 de Julho.

Entre as peças que vão ser apresentadas, “Sexo na Relação”, “Sonhos Frustrados”, “Minha Sogra Minha Namorada”, “A Plateia”, “Dois Loucos Num Mundo Real”, “Mágoa de um Menino de Rua”, “Efeito da Crise”, “Eclesiástico 6: 5 – 17”, “Atrás do Prejuízo” e   “A Fogueira 27”.

Essas peças, segundo o director do colectivo de Artes Nzoji Yetu, Domingos Nicolau, permitem transmitir mensagens educativas, inspiradas em acontecimentos do quotidiano, tais como amor ao próximo e resgate de valores morais e cívicos.

O festival tem sido organizado pelo colectivo de Artes Nzoji Yetu, com o objectivo de permitir troca de experiências entre actores de várias províncias, para massificar o teatro e incentivar o trabalho artístico nas artes cénicas, contribuindo para o desenvolvimento da cultura. Em-bora se registe no Uíge falta de espaços condignos para a exibição de peças, Domingos Nicolau considerou essa realidade como uma das causas para o enfraquecimento de muitos grupos.

Por essa razão, apelou para a necessidade urgente de instituições públicas e privadas apoiarem os fazedores de teatro para que a arte não desapareça na província.

Em Julho, o colectivo de Artes Nzoji Yetu realiza a primeira edição do festival de teatro  nas escolas, com o objectivo de promover actividades extra-curriculares e descobrir talentos na arte de representar.

O director provincial da Cultura no Uíge, José Caricoco Cussiquina, valorizou a iniciativa do colectivo de Artes Nzoji Yetu, que permite estabelecer contactos com grupos de outras províncias.

Via JA

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*