Escultor Mpambukidi exibe obras de bronze

Artista plástico expõe as suas mais recentes criações artísticas Fotografia: Paulino Damião| Edições Novembro

Por Mário Cohen

O escultor Mpambukidi Nlufindi inaugura hoje às 11h00, na Fábrica de Sabão, no  município de Cazenga, a sua 43ª exposição individual, intitulada “Ntuya”, expressão kikongo que em português significa “Fogo”, que fica patente até 15 de Outubro.

“Ntuya” é uma mostra de arte que reúne 40 obras em bronze produzidas pelo escultor nos últimos anos no seu atelier em Cacuaco, local em que está a ser erguido o seu Instituto Superior de Belas Artes, já em fase de conclusão.

Segundo o escultor, essa exposição vai destacar a vida quotidiana da mulher pelo contributo prestado ao longo dos anos de independência, como mãe e companheira. “Essa exposição realça o papel da mulher na sociedade angolana, o seu dia-a-dia e a sua afirmação no desenvolvimento sócio-cultural, sobretudo o contributo que têm prestado em prol do desenvolvimento das artes no país”, disse Mpambukidi.

Quanto à abertura do Instituto Superior de Belas Artes, o escultor disse que o mesmo deve arrancar apenasno próximo ano, numa primeira fase com um 12 salas de aulas e outras intra-estruturas de apoio, com os cursos de cerâmica, escultura, pintura, gravura e tecelagem, com duração de quatro anos.
O escultor disse que este ano é a terceira vez que expõe individualmente, tendo apresentado as suas mais recentes criações artísticas, fruto do longo trabalho árduo que tem desenvolvido. A última foi realizada no HCTA, em homenagem ao 4 de Abril, dia da paz em Angola.

Nascido aos 31 de Dezembro de 1957, na província do Uíge, Mpambukidi Nlunfidi tem mais de 33 anos de carreira artística, tendo realizado e participado em várias exposições individuais e colectivas em Angola e no estrangeiro. É Membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).

Via JA

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*