Exposição “Kintwadi” está patente em Luanda

Artista Pedro Tchivinda na abertura da exposição Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

 

O presidente da UNAP, Manuel de Oliveira “Dudu” afirmou que a instituição vai realizar exposições inter-regionais e seleccionar artistas de Luanda, para trabalharem com os de outras províncias, na abertura da exposição colectiva de artes plásticas “Kintwadi” realizada na UNAP, em Luanda.

Para celebrar os 40 anos de aniversário, a UNAP, realiza a exposição colectiva de artes plásticas “Kintwadi”, onde destaca artistas seleccionados como Filomena Coquenão, o secretario para actividades culturais e intercâmbio da UNAP, Tozé de Carvalho, Pedro Tchivinda, Paulino Damião “50”, Almeida Manguanga e Patrício Mawete.

Em declarações ao Jornal de Angola, o secretário para actividades culturais e intercâmbio da UNAP frisou que os novos criadores, actualmente, estão com uma grande capacidade criativa e estética e, por este motivo, decidiram promover os trabalhos do jovem Patrício Mawete.

Tozé de Carvalho afirmou que existe um intercâmbio entre a UNAP e outras instituições internacionais, onde a cidade de Lisboa, em Portugal, ofereceu uma bolsa de capacitação para os jovens.

Para a selecção dos artistas, Tozé de Carvalho disse que notificaram os artistas, depois das respostas, fizeram uma prevê selecção e apuraram as obras que neste momento estão patentes.

“Exposições na zona sul de Luanda acontecem, mas têm tido pouca divulgação, porque a actividade de artes plásticas é elitista e abrange certa elite da massa social”, disse.

O artista com maior número de obras seleccionadas, Patrício Mawete, falou que os seus trabalhos retratam uma multiplicação de triângulos, como os jovens e o carinho das mães para com as crianças. Já o artista plástico Pedro Tchivinda, homenageou alguns fazedores das artes plásticas.

A mostra “Kintwadi”, expressão kikongo que em português significa “colectivo”, fica patente ate ao dia 15 e reúne 43 obras de pintura e quadro de escultura.

Via JA

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*