Instituto Tocoísta lança revista científica

Instituto Superior Tocoísta organiza jornadas científicas Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

O Instituto Superior Politécnico Tocoísta ( ISPT) lançou, na terça-feira,  a sua primeira revista científica “Tetembwa”. A publicação inclui artigos de docentes que abordam temas relacionados com a educação, sociologia e técnicas de comunicação, entre outros.

A directora-geral da instituição, Elsa Pedro, disse que se pretende fazer do ISPT  um laboratório  de ciência onde se produza soluções para determinados problemas. “Há essa tendência académica, pois os conceitos têm de ser passados, mas os conhecimentos devem ser adquiridos pelos alunos e transformá-los em projectos concretos”, avançou.

Uma das apostas da instituição, disse Elsa Pedro, é a investigação científica. Neste contexto, acrescentou, pretende-se  realizar uma pesquisa sobre a problema do lixo no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, com vista a buscar soluções reais com suporte científico.

“Estamos inseridos numa área fundamentalmente comercial, pois a periferia é rica em pequenas lojas, e entendemos que uma das ferramentas fundamentais para a gestão comercial é a contabilidade e muitas dessas empresas não têm esta componente  importante“, reforçou. Com vista a colmatar este défice, o ISPT vai criar uma incubadora para que a contabilidade dessas pequenas empresas seja feita nessa instituição.

Com  dois mil alunos distribuídos em cinco cursos,  o ISPT debate-se com  falta de uma biblioteca  com livros suficientes para as especialidades que estão a ser ministradas. De 9 a 17 de Outubro o  ISPT  realizou as quartas jornadas científicas  que debateram temas como “Os desafios do ensino de sociologia e a profissionalização do sociólogo”, “O preço da liberdade”, “A proliferação das seitas religiosas  e  “O poder e o risco das redes sociais: impacto  na sociedade angolana”.O encontro debateu ainda  “O papel das novas tecnologias  no desenvolvimento  do país”.

Via JA

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*