Nova Direcção da Brigada Jovem de Literatura no Uíge toma posse

Uíge – A nova direcção da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) no Uíge, liderada pelo Delegado provincial, Vrackichakiri Abelardo, e seus coordenadores para as áreas de Administração e Finanças, Actividades Editorial e Cultural, tomou posse, nesta sexta-feira, em cerimónia orientada pelo seu secretário-adjunto-geral nacional.

Na ocasião, o escritor Jorge Marques Belas “John Belas”, apelou para a assumpção do desafio com dedicação e a criação de mais brigadas jovens de literatura na província à nível dos demais municípios, de modos a contribuir para o engrandecimento da cultura nacional.

Em seu entender, actividades de divulgação dos textos literários devem ser realizadas, cada vez mais, para permitir a aproximação entre os membros na BJLA, assim como promover o conhecimento das obras de escritores angolanos.

Como jovens fazedores de artes, aconselhou o secretário-adjunto-geral da Brigada, devem também primar pelo aperfeiçoamento e domínio das línguas nacionais, para poderem fazer mais à sua divulgação e engrandecimento, assim como criarem mais grupos de declamadores que, antes de recitarem as poesias, preparem bem os poemas.

Já o director em exercício do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Nussadikueno Emanuel Muanza, agradeceu a iniciativa das associações de fazedores de artes que têm contribuído, cada vez mais, para o desenvolvimento do sector da Cultura do Uíge.

O responsável solicitou igualmente a nova direcção da BJLA no Uíge, para prosseguir com os objectivos principais preconizados, para melhor contribuírem para o desenvolvimento da literatura local, a bem de um mundo mais multi-cultural e uma sociedade harmoniosa.

Por sua vez, o novo Delegado da Brigada, Vrackichakiri Abelardo, prometeu que, durante o seu mandato, vai continuar a incentivar várias acções de valorização da literatura angolana e da cultura nacional nas localidades longínquas da província, para maior divulgação das artes.

A criação de condições para prémios de diversas categorias (poesia, narrativa, ensaio e dramaturgia) para estimular a produtividade, criatividade e qualidade literária nas obras dos membros entre outras acções, constam das actividades a serem realizadas neste mandato inicial de quatro anos.

A Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA) é uma associação cultural cujo objectivo social principal é a actividade literária e a promoção da investigação cultural nacional.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*