Pinda Simão recebeu os representantes do portal Wizi-Kongo

Abelardo Domingos, representante do Portal Wizi-Kongo em Angola e Sr. Governador do Uíge, Pinda Simão.

O Governador Provincial do Uíge, recebeu ontém no periodo de manhã, no seu gabinete na cidade do Uíge, em audiência, os representantes do Wizi-Kongo, o Portal de Informação do Uíge e da Cultura Kongo. Pinda Simão aproveitou a ocasião para felicitar os que tiveram na iniciativa de criar um jornal electrónico, que edita em linha, notícias gerais da província do Uíge e sobretudo que promove a sua cultura e as suas origens, questionando com a insistência sobre o significado da palavra Wizi em kikongo, em que a pronúncia portuguesa tranformou em Uíge, o nome oficial da província que dirige.

O dirigente máximo da provincia nortenha de Angola, aconselhou os administradores do portal Wizi-Kongo que “num exercício de contrução da harmonia para o bem estar das pessoas, é importante que as informações pautam no privilégio na busca de informação digna de todo crédito e estabeleça pontes entre os orgãos. Contar e fazer boa informação para que as pessoas não somente leiam, mas reflictam no que recebem como informação”.

Por fim, o governador Pinda Simão, mostrou-se disponivel para parceria motivacional entre o governo provincial do Uíge e o Wizi-Kongo, portal de informação do Uíge e da Cultura Kongo.

O representante do portal em Angola informou o senhor Governador que o Wizi-Kongo, é um projecto que não termina somente na criação do referido portal virtual, mas como uma empresa privada cujo o nome é reconhecido pelo estado angolano, espera-se a obtenção do alvará comercial para implementar outros projectos como uma empresa promotora da música tradicional, editora da tradição oral e da criação de páginas electrónicas.

O portal do Uíge e da Cultura Kongo foi fundado no dia 29 de Abril de 2009, que apartir desta data até no mês de Outubro de 2016, editava artigos sobre o endereço electrónico de muanadamba.net. Possue um orçamento anual de três millhões de Kwanzas (Kz 3.000.000.00), proviniente de fundo privado.

Wizi-Kongo edita notícias em 7 categorias que são: Notícias do Uíge, História do Kongo, Cultura, Aprende Kikongo, Entrevistas, Ana-Wizi e Vídeos. A categoria Notícias do Uíge está dividida em 16 subcategorias que representam os 16 municípios da província, quer dizer cada municipio do Uíge possue a sua página no portal. A categoria História do Kongo, comporta uma subcategoria que publica extratos da luta de libertação nacional. A subcategoria da música pode ser acessado apartir da categoria da cultura.

Wizi Kongo é visitado por milhares de pessoas diáriamente e conta com a colaboração de acadêmicos, políticos, homens de cultura, escritores, jornalistas e vários pesquisadores da cultura no espaço do antigo Reino do Kongo espelhados no mundo inteiro.

Lopes Mpungi, responsável pela imagem do Portal Wizi-Kongo, com o governador Pinda Simão
Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*