Adiron Alberto Dyambukaladi, quadro de aviação civil na ONU

Em Janeiro de 2015, foi eleito, em Addis Abeba, na Etíopia, para ocupar o cargo do Director regional de África da Organizaçâo internacional de Aviaçâo Civil nas Nações Unidas.

O Eng. Adiron Alberto (Diambkaladi) é natural de Damba, província do Uíge, filho de João Miguel Eduardo (Diambukaladi) e de Nkuta Albertina. O primeiro Engenheiro/Economista de Aviação civil da República de Angola pós-independência com o titulo “Honours” ao terminar o Mestrado na URSS ao qual se junta uma série de especialidades no dominio de aviação civil como a diplomacia dos transporte aéros (Canada), Estatística dos transportes aéros (Egipto), Direito de aviação civil (Estados Unidos de America), Economia Espacial (Itália), Segurança de aviação civil (Senegal) e o planeamento, gestão e supervisão de projectos (Etiópia).

É autor de muitos artigos em aviação civil e dentro em breve prepara-se a lançar dentro o primeiro livro sobre os desafios dos transportes aéros em África e perspectivas. O lancamento sera feito na República Popular da China. Não se pode ignorar que ele é antigo estudante da Universidade de Angola (hoje Agostinho Neto) e controlador de tráfego aéro “ab-inicio” formado no Centro Aeronaútico de Instrução de Angola. O domínio de matemática fez dele um dos melhores alunos de sempre e foi o melhor estudante do centro de exámes para diploma do negócio e administração na ex- República do Zaire (hoje RDC). Na publicação dos resultados no jornal official daquele pais, ele foi confundido por português pelo nome já que o território gozava o bem fundado da autenticidade.

O engenheiro Adiron Alberto Dyambukaladi foi o primeiro angolano na Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO)

Quanto a carreira professional, O Eng. Adiron Alberto (Diambukaladi) foi director-adjunto das finanças no ECOCAMPO UEM, primeiro chefe de departamento de estudo e planeamento da DNAC (hoje INAVIC), primeiro angolano na Organização Internacional de Aviacao Civil (ICAO), igualmente na Comissão Africana de Aviaçao Civil (CAFAC), primeiro especialista na área dos transportes aéros desde a fundação da OUA (hoje UA), primeiro africano enviado em comissão de servico da UA na Comissao Europeia.

Ao exercer em organismos acima indicados, o Eng. Adiron Alberto (Diambukaladi) desfruta de um reconhecimento internacional por ser um dos raros diplomatas dos transportes aéros a quem se deve os bons laços de cooperação nos transportes aéros entre a UA e o resto do mundo (Estados Unidos de America, Uniao Europea, China, Índia, Singapura, Emiratos Árabes Unidos, Turquia …).

Detentor de várias condecorações.Tendo em conta estas qualidades professionais, o Eng. Adiron Alberto foi outra vez chamado desde Maio do ano em curso na Organizacao Internacional de Aviacao Civil (ICAO) para prestar os seus bons oficios como Responsável pela Assistência Técnica e Transportes Aéros na África oriental e austral. O seu potencial nas negociações e na diplomacia dos transportes aéros tem lhe dado o grande privilégio de acompanhar sempre a Secretária Geral da ICAO nas suas digreções em África Oriental e Austral (na foto: no palacio presidencial na Republica Federal Democratica da Etiopia, 20 de Agosto de 2015). Dirigiu os trabalhos de aplicação dos serviços prestados via satélites e calibração das condições ionosféricas para os sistemas globais de navegação via satéllite que deu lhe a prerrogativa de integrar o grupo dos pesquisadores (cientistas) no Centro Internacional da Física Teórica de Trieste, Itália.

O Eng. Adiron Alberto (Diambukaladi) é o arquitecto da política africana de aviação civil, das regras de concorència, do mecanismo de Resolução de diferendo, Operacionalização da Agência de Execução para liberalização dos transportes aéros em África, quadro para o meercado único dos transportes aéros em Africa e a arquitectura de banco dos dados de transportes aéros em Africa.

Nos tempos livres, o Eng. Adiron Alberto (Diambukaladi) pratica a natação, a marcha e a leitura.

Escreve artigos no ramo da aviacao civil e poemas em portugues (ver Jornal de Angola de 17 e 18 de Setembro de 1982), espanhol, frances, kikongo, ingles e russo. Amante da música tradicional angolana.

O Eng. Adiron Alberto (Diambukaladi) é pai de dois filhos (John-Michael Alberto e Don-William Alberto) que foram sempre os únicos e melhores alunos do estabelecimento de ensino onde estudam

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*