AFONSO NUNES, o Bispo Tokoísta

BISPO AFONSO NUNES

O bispo Afonso Nunes é filho de tocoístas. Nasceu e cresceu na Igreja tocoista, Nascido aos 15 de Outubro de 1965, Natural do Damba ( Uige, Angola ) Enfermeiro de profissao , 6 filhos, Casado com a dona Feliciana Nunes, Batizado em 1975 na igreja Tocoista do Damba comuna do Nsoso.

O bispo foi baptizado aos 10 anos na igreja Tocoista , na altura, a regra era que se fizesse o baptismo aos 11 anos. Isso foi porque em 1975, com a Igreja ainda em funcionamento, era o penúltimo ano de funcionamento, depois foi encerrada, houve, nessa altura, um baptismo, no mês de Dezembro, em que, ao seleccionar os candidatos, os anciãos verificaram que o menino Afonso Nunes também deveria ser baptizado. Houve dúvida entre eles, o menino ainda não tinha 11 anos como exigia a lei da Igreja.

Outros diziam que tinha de ser baptizado por ser um menino que participava bem nos coros e por estar sempre presente nas actividades da Igreja, além disso, diziam alguns, a Igreja poderá vir a ser encerrada, por isso essa é a oportunidade de baptizar o menino no rio. Foi assim que aos 10 anos o menino Afonso Nunes foi baptizado. Depois, aos 15/ 16 anos o menino Afonso é revestido pelo Espírito Santo ( Tornou-se corpo Vate habitado pelos anjos querubns e Serafhins ). Como sabe, a Igreja Tocoista é uma Igreja espiritual que funciona através do espírito que entra nas pessoas, as pessoas são habitadas, os chamados vates, e esses transmitem a mensagem de Deus.

Os que escutam a mensagem têm a missão de a analisar e ver se as mensagens são verdadeiramente de Deus ou não, e verificam o seu cumprimento naquilo que os vates dizem. É assim que sempre se achou que o menino tinha um dom, um talento. Aos 18/19 anos, o jovem Afonso Nunes foi arrebatado, ao ponto de as pessoas dizerem que estava maluco, depois de ter estado doente durante uma semana em que não falava, não comia quase nada e um dia levantou-se e pediu que se fizesse uma oração.

Tempo depois as visões continuavam com o Nunes ate que um certo dia Simão Toko apareceu-lhe fisicamente e lhe disse: Nunes em ti trabalharei darei continuidade do meu trabalho e vc é o escolhido sera como um vaso onde eu ( Mayamona) usarei para falar com a igreja ,pais e o mundo, o trabalho não esta aqui esta em Luanda por isso deveras ir em Luanda e o resto eu irei começar a te orientar,mas lá onde iras vai FALAR COM A IGREJA E O GOVERNO ANGOLANO , E LHES AVISE QUE SE A IGREJA NÃO TE OUVIR EU ACABAREI COM ELA E SE O GOVERNO NÃO TE OUVIR EU DESTRUIREI O GOVERNO E O ESTADO ANGOLANO, EU ESTAREI EM TI ASSIM COMO O FACTO MAKAKO TEM FICADO QUANDO UMA PESSOA VESTE O FATO MACACO, NÃO TEMAS PORQUE NÃO ESTOU ATE ENVIAR PARA IRES MORRER EU NÃO TE ABANDONAREI ESTAREI CONTIGO ATE TERMINAR O MEU OBJECTIVO.

E claro de que uma missao como esta a pessoa as vezes fica com medo e receio,de principio o Nunes negou dizendo como farei isto sabendo que ati te perseguiram querendo te matar e eu oque farao comigo? Toko disse não temas EU ESTAREI CONTIGO E NADA TE FARAO.

Foi assim depos de muito dos outros acontecimentos no dia 16 Julho de 2000 Luada recebeu aquele que vinham em nome do enviado do Senhor ,não foi facil em aceitar o fenomeno que se operou em Nunes,muitos não aceitaram de que Toko se encarnou no jovem que apenas tinha 35 anos de idade e que nem chegou de conhecer Simão Toko fisicamente,entre outros factos quero aqui dizer de que em 1982 Simão Toko havia mandado guardar 12 Lapiseiras no Pastor Samuel Mambo Domingos e em 2000 Toko revestido no irmao Afonso Nunes mandou este IRMÃO ir buscar as lapiseiras que lhe havia mandado guardar este perguntou,IRMÃO onde guardei as lapiseiras? Mayamona revstido no bispo disse : Você sabe so queres me testar Vai ver na tua estante por tras do teu candeiro, Logo o Pastor Mambo disse é voce mesmo nosso dirigente porque havias me dito que no seu regresso a primeira coisa a me pedir seria as 12 lapiseiras.

Hoje o irmão Afonso Nunes tornou-se a segunda figura no Tokoismo e no pais pela sua sabia liderança e nas suas entervenções nos assuntos socias, NÓS NÃO TEMOS MEDO EM AFIRMAR DE QUE TOKO VIVE E TEM FALADO CONOSCO, E O BISPO AFONSO NUNES É UM VASO ESCOLHIDO PARA ONDE FALA O SANTO ESPIRITO DE DEUS QUE ANTES FALOU EM SIMÃO TOKO.
ESTA PUBLICAÇÃO IRA CONTINUAR TEM 3 PARTES.

AUTORIA: Antonio Moreira 28-04-2016.
Fontes: 1- Bispo Afonso Nunes . 2- Entrevista do Bispo concedida pelo: Novo Jornal 5-05-2011 pelo IRMÃO : Mavilukano.

Comentário

1 Comment

  1. O bispo Afonso Nunes é filho de tocoístas, Batizado em 1975 na igreja Tocoista do Damba comuna do Nsoso. É um orgulho por ser um filho da terra, no entanto discordo por completo com certos pronunciamentos e comportamentos que este Sr. tem tido. Quero que a Igreja de Simão Toco, em si tenha um bom firmamento espiritual, moral e ético e que se afirme cada vez mais. Congratulo-me por isso, pro ser um veiculo de afirmação e idiossincrasia de um povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*