Santos Viana, o uigense a ser autorgado como primeiro Psicologo Jurídico em Angola

Por António Capitão

Santos Viana ou simplesmente Sensei Viana, como é cariosamente conhecido na cidade do Uíge pela longa e vasta esperiência, dedicação e aperfeiçomento nas artes marciais (Karaté-Dó) nas terras do Bago Vermelho, onde muitos dos instrutores (Mestres cinturões negros) passaram por seus ensinamento, sobretudo na vertente do Kumité (Combate/Luta corpo-à-corpo).

Iniciou as artes marciais na India, na década de 80. Homem de cultura, desporto e académico que leva sua terra natal (Damba) ao peito e sua província (Uíge) no coração. É hoje o primeiro angolano a estudar nas instituições de ensino superior do país a ser ortorgado com o título de “primeiro Psicologo Jurídico” no dia 17 de Agosto de 2018.

BIOGRAFIA

Santos Viana, filho de Katuzeico Dias Dos Santos Caboco e de Betriz Lukoki, nascido aos 30 de Março de 1966, natural de Aldeia Caboco, Comuna de 31 de Janeiro, municipio da Damba, provincia do Uige.

Formação e carreira profissional

Começou os estudos primarios em 1974 na aldeia Caboco e terninou a 4ª-classe em 1979 na escola primària 11 de Novembro – Luanda. Em 1980, estudou a 5ª-classe na escola de ensino de base do II- nivel – preparatória e 6ª- clase nas salas anéxas do Puniv na provincia do Uige, ate1984.

Ensino Médio Em 1985-1989, formação de professores no Instituto Médio Normal Lenine do Uige, na especialidade de Matematica e Fisica, e concumitantemente professor de Matematica na Escola Preparatoria II- Nivel 5ª- e 6ª- Classes durante 4 anos.

Em 1990, frequentou o primeiro ano no Institudo Superior de Ciências de Educacao – ISCED – Luanda e trabalhou como professor de Matematica na Escola Comandante Franscisco Ngombe – Formação de Oficiais para Logistica Durante 2 anos.

Em 1996, trabalhou como Assistente Logistico e Oficial das operações na IOM (Organização Internacional para as Migrações no Uige), também desempenhou as funçoes de radio operador apoiando as equipas moveis nas áreas de aquartelamento, e outras… durante 2 anos e é meses.

Em 1998, trabalhou na UNICEF (Fundo das Nacoes Unidas para Infancia) na área da Logistica, Transporte, Administracao e Finanças na Provincia do Uige ate 2004. Em 2005-2008, Gerente provincial da Empresa Golfrate na provincia do Uige, tendo frequentado e concluidoo 3º- ano em Contabilidade e Gestão na Universide Kimpa. Posteriormente tranferido provincia de Benguela.

De 2008-2009, trabalhou como Assistente na área de Recursos Humanos na empresa Afritrack – polo industrial de viana – Luanda, recrutado apartir de Benguela. 2010-2013, Regressa novamente a Benguela, trabalhou como Gerente e Promotor de vendas na Empresa Gentraco – Angola (Comercio Geral de Bens Alimentres e Eletronicos).

Em 2013, ingressou no Instituto Superior Politecnico Maravilha em Benguela no Curso de Psicologia Jurídica até 2017 enquanto exercia as funções de Assistente do Departamento De Recursos Humanos na mesma Instituição-até presente.

Em 29 de Junho de 2018 defende a tese de Licenciatura em Psicologo Jurídico no Instituto Superior Politécnico Maravilha-Benguela.

Em 17 de Agosto de 2018, é outorgado como primeiro Psicologo Jurídico formado nas Universidades do País ( Angola).

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*