“A União Sport do Uíge é vítima da sua ascenção fenomenal” – Revela o presidente do Clube, Sr. Mboso.

 

Texto e fotografia de Sebastião Kupessa

A União Sport do Uíge faz parte de 16 equipas do girabola, apesar de ganhar ontém o prestigioso 1° de Agosto, a equipa caféicola ocupa hoje a penúltima posição. No momento que realizamos esta pequena conversa, na sede social da equipa, o treinador principal teria sido substituido por um outro que ganha o seu primeiro jogo contra uma equipa da Huila. Ambiente festivo entre os adeptos que amanheceram no local, celebrando a nova equipa disposta a manter-se na primeira divisão. Foi nesta atmosfera que o Portal do Uíge e da cultura Kongo, aproximou-se do seu presidente para saber o estado actual do club, em breves palavras:

Muana Damba (M.D): Presidente Mboso, a U.S do Uíge ocupa a penúltima posição, há poucas jornadas do término do Girabola. Existe esperança de manter-se na divisão elite do futebol angolano?

Mboso (Mb): Ainda falta sete jornadas, sendo quatro a disputar em casa, ontém ganhamos aqui contra o Club Desportivo da Huila. Com a nova mentalidade que a equipa possui agora, obriga-nos a prever o futuro com optimismo.

M.D: Mas como podes ser optimista, se o recente afastamento do treinador Mbiyavanga é o terceiro nesta temporada, tens certeza que a fraca prestação da equipa vem de treinadores incompetentes?

Mb: O treinador Mbiyavanga não foi afastado por maus resultados. Ele e o conselho de administração da equipa não tinham boa comunicação e como não encontravam solução no sentido de entender-se, é por isso foi despedido.

M.D: Admites, a posição que ocupa a sua equipa, tem causado frustração aos uigenses amantes de futebol?

Mb: Sim, para aqueles que não conhecem a história da União Sport do Uíge. Senão, temos motivos de nos glorificar, apesar dos resultados decepcionantes. Há mais de 30 anos que a província do Uíge não conseguia apurar uma equipa na primeira divisão de futebol, ninguém ignora o passado glorioso do F.C. Uige e dos Construtores, em que eu próprio fui jogador, muitos comparam-nos com essas equipas, mas a realidade é bem diferente. Vivemos outros tempos.

M.D: Muitas equipas que disputam o Girabola, foram também apuradas como o seu club, mas têm resultados melhores, quais são motivos de glória que pretendes ostentar?

Mb: Muitas destas equipas foram fundadas há muito tempo, algumas no tempo colonial e são suportadas por homens e associações potentes. A União Sport do Uige foi fundada apenas em 2011 e não temos nenhuma organização que nos apoia ou patrocina a longo tempo. Quando fundei essa equipa, só tinha um objectivo: Ocupar muitos jovens desempregado a praticar desporto, nem imaginava que 3 anos depois iríamos disputar a primeira divisão. Quando ganhámos a taça provincial, decidimos prosseguir a aventura nas divisões superiores. Na primeira divisão existe imperativos próprios que nós não estávamos preparados, estamos adquirindo experiência que nos faltava antes. Não temos o orçamento próprio adequado a este tipo de competição. A Uniâo Sport do Uige, é vítima do seu próprio desenvolvimento rápido.

M.D: O governo provincial do Uíge ou homens de negócios privados não vos apoiam?

Mb: Agradeço o Governador Provincial do Uige de maneira que tem se implicado pessoalmente. A cada jogo, ele tem se preocupado em saber os resultados, aconselha-nos, apoioa-nos moralmente e tem nos ajudados em muitos aspectos. Quanto aos homens privados não adianta falar, a solidariedade é uma palavra que os uigenses ignoram, só aparecem para criticar quando os resultados são péssimos, mas quando os resultados são positivos, somos alvos de inveja. Sabes que nós somos orgulhosos e cínicos de natureza.

M.D: Dizes que” Somos orgulhosos…”, confessas que és orgulhoso?

Mb: Eu não sou perfeito, sou criticado quanto a minha gestão da equipa. Não vou me justificar aqui, mas quando as minhas finanças privadas são utilizadas para o bom funcionamento da equipa, penso que tenho palavra a dizer. Sou um comerciante, trabalho para ganhar dinheiro e não para perder. A título de exempro, jogamos uma vêz no Caxito, houve incidentes entre adeptos, alguns foram presos, utilizei os meus meios de transporte para ir libertar os fanáticos da nossa equipa e paguei dinheiro equivalente a $,1500.00, tudo saiu do meu bolso. Infelizmente este caso não é único. Mas estou aberto a toda iniciativa tendentes a melhorar a equipa.

M.B: Há rumores que afirmam que o Presidente Mboso está vender a Uniâo Sport do Uige a 2 millhoes da moeda americana.

Mb: Como dizes, trata-se de rumores. Nunca prestei atenção o que gente diz, sobretudo quando não se trata da verdade.

M.D: Mas ao menos estás disposto a deixar o cargo do Presidente da U.S do Uíge se aperecer alguém com dinheiro.

Mb: Já disse que estou disposto a toda iniciativa se ela visa amelhorar o rendimento da equipa. Eu sou fundador, nesta condição farei sempre parte do conselho da administração, mesmo a título honorário. Não esquece que somos uma equipa da primeira divisão, jogamos e chegamos a ganhar equipas como Petro de Luanda e empatar com Kabuscorp do Palanca. A U.S do Uige, tem potencialidade.

M.D: Neste caso, tens trocado experiência com outras equipas da primeira divisão?

M.b: Pràticamente não, apesar de haver contactos com certos clubes.

M.D: O teu club já vendeu ou comprou atletas?

Mb: Nunca vendemos ou compramos atletas. Para comprar um jogador precisa ter um orçamento considerável, estamos a trabalhar neste sentido, como já o referí.

M.D: Para além do futebol, a U.S do Uige tem equipas que praticam outras modalidades?

Mb: A equipa é bem nova, de momentos temos o Boxe e Judo.

M.D: O que segnifica as cores da U.S. do Uige?

Mb: Obrigado pela pergunta. A cor branca significa imaculada, “corações brancos” como se diz na nossa terra e a cor vermelha, é a cor do nosso café maduro, símbolo da nossa riqueza.

M.D: Para terminar, a última palavra para os fanáticos.

Mb: Que continuam a crer na equipa, mesmo se descermos da divisão, estaremos de volta nas temporadas a seguir com os melhores resultados para o bem do desporto na província.

Comentário

1 Comment

  1. Все знаю, что в данный момент набор мышечной массы — процесс, занимающий массу внимания и трудозатрат. Причина не только в упражнениях, но и в том как питаетесь. Это самый важный момент, фундамент отличного тела. Даже опытные участники соревнований для улучшения обмена веществ или просто для набора мускул прибегают к использованию спортивного питания. Практически они безопастны и рекомендованы к употреблению специалистами. Об одном из видов таких добавок мы и раскажем. Купить пептиды в Полтаве Интернет магазин пептидов в Полтаве

    Пептиды — это вещества, состоящие из частиц аминокислот, которые связаны путем амидных связей. Простым языком — это «умные» белки, занимающие очень главную роль в организме.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*