Encontro com autoridades tradicionais marcará visita do coordenador geral do ILABANTU na próxima semana a Angola

O poderoso Mfumu Mukongo (Afonso Méndes), substituto do Rei do Kongo que se prepara para receber o brasileiro Tata Katuvanjesi (Walmir Damasceno)

 

No próximo dia 12 (domingo), Taata Nkisi Katuvanjesi (Walmir Damasceno), coordenador geral do ILABANTU- Nzo Tumbansi embarca no voo DT 746 da Linhas Aéreas de Angola, com destino a Luanda, desembarcando no Aeroporto Internacional 4 de fevereiro, na Capital principal do país africano no dia seguinte, às 6h35, horário local, onde será recebido e recepcionado por personalidades do universo acadêmico intelectual, artístico e de autoridades tradicionais. Em Luanda, Tata Katuvanjesi será alvo de outra recepção, desta feita no Palácio de Ferro, sede da Fundação Sindika Dokolo, além de encontros com autoridades do Governo angolano, como a Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e com a antropóloga Ana Maria de Oliveira, ex-ministra da cultura e ex-deputada da Assembleia Nacional de Angola, empresários de diversos e variados setores artísticos e culturais, inclusive o ator e produtor Celso Roberto Ferreira Carlos e o diretor geral da Semba Comunicação.

Acompanhado de autoridades do Governo de Angola, Tata Katuvanjesi viaja para a província do Zaire, região norte do país da África central e, pisará pela primeira vez na secular cidade angolana de Mbanza Congo, declarada recentemente Património Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), local de onde saíram nossos ancestrais. Nesta localidade ancestral, se encontrará com Mfumu Mukongo (Afonso Méndes), chefe das autoridades tradicionais. Segundo Katuvanjesi, o Mbuta Muntu Afonso Méndes, um homem com poder máximo da tradição Kongo em Angola, o Soba-Mor (Rei Grande), é, de maneira oficial, o representante das Autoridades Tradicionais em Mbanza Kongo, na realidade substitui o Rei do Kongo.

Cumprindo uma agenda intensa de reuniões em Angola que inclui encontro com o vice-presidente da República, professor doutor Bornito de Sousa Baltazar Diogo, Katuvanjesi visitará pela segunda vez o Reino do Bailundo, na província do Huambo, região do planalto central de Angola. Aproveitará o momento e pretende visitar a Universidade Katyavala Bwila, em Benguela. Em 2015 Tata Nkisi Katuvanjesi foi recepcionado e homenageado pela corte do grande Reino do Bailundu, liderado pelo soberano Armindo Francisco Ekuikwi V, que tem como projeto visita ao Brasil, a primeira de um Rei Tradicional Bantu ao Brasil e América Latina.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.