Nkangu a Kongo udizaya

Por Mbizi Malundu

A Tradição Kôngo nos ensina que todos os bakongo descendem de um mesmo avó, o avó KONGO NIMI que tinha como esposa a avô NGUNU ( na Etiópia).

Deste casamanto, nasceram 3 filhos: NSAKU NE VUNDA, MPANZU A NIMI E NZINGA NIMI (mulher). antes da nascença destes filhos, nosso avó comum KONGO NIMI tivera uma visão, na qual ouviu a voz de Deus, dizendo que sua mulher daria à luz 3 filhos os quais chamaria de Nsaku, Mpanzu e Nzinga.

A Tradição Religiosa Kôngo ensina-nos que o Ser Supremo (Deus), AKONGO tem 3 principais atributos:

1- O Amor que deu origem a Religião.

2- A Inteligencia que deu origem a Ciencia, a tecnologia.

3- O Poder que deu origem a Política.

A Inteligencia de Deus criou o universo e tudo nele existente, seu Amor conserva-o ao passo que o Poder divino governa o Universo. Essas 3 qualidades que fizeram com que o UNIVERSO existisse chama-se na Tradição Kôngo, na vertente espiritual de MAKUKU MATATU MA LAMBA KONGO DIA MBUMBA (Kongo dia Mbumba significa Universo, pode dizer-se tambem KIWADU).

Por tanto, Deus planejou criar uma tribo a sua imagem, dotando-a das suas 3 qualidades.

1 – O antepassado NSAKU, significa caminho limpo (Nzila Velela), por isso o Antepassado Nsaku é a encarnação do Amor divino, a fonte da Religião Kôngo, o Grande Sacerdote=n´longi a Bantu ye bisimbi (Instrutor de homens e de Anjos); Mpanzu, Kangu ou Ngangu significa Inteligencia.

2 – O Antepassado MPANZU, a encarnação da Inteligencia divina, fonte da ciencia e da tecnologia Kôngo, o forjador, combatente, o legislador, Mpanzu wa leleka e miongo, mfumu a ngangu ye mvita.

3 – A Antepassada NZINGA, o espirito de Deus disse: Yala wazinga e KONGO e mponda (governe e reuna a volta do seu poder toda a população do KONGO), Nzinga significa Unificadora, dirigente, orientadora, ela é por tanto, a encarnação na tradição Kôngo do poder divino, a Política.

Esses 3 Antepassados é que deram origem a TRIBO KONGO, BANA BA KONGO (BAKONGO)=FILHOS DO KONGO (DEUS), isto é que bakongo significa filhos de Deus. Acho que esse pequeno resumo sobre os 3 antepassados originários dos Bakongo nos dá respostas a muitas perguntas, tais como, QUEM FOI NSAKU NE VUNDA? NSAKU NE VUNDA é o reflexo da Inteligencia divina na Terra, o Grande Sacerdote, um dos originários da Tribo Kôngo, Ngudi a Nganga.

Por isso, no Reino do Kongo, o Líder Religioso nº 1 era baptizado com nome de Nsaku Ne Vunda (o Chefe Religioso, Lider Espiritual do Reino do Kongo).

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*