Outubro: Um mês altamente simbólico no vivido cotidiano da humanidade

Por  Samba Tomba Justes Axel (*)

 

 

 

 

 

Décimo mês do ano, em que os anos escolares e acadêmicos geralmente começam em alguns países, outubro também tem um significado histórico e social por causa de sua riqueza de eventos que ocorreram no passado e que também continuam a ocorre no meio do presente.

“O passado é a fonte do presente, o horizonte do futuro”, diz uma lição de História.

Isto é para dizer que a história humana ou o vivido humano é um meio que nos permite compreender o presente e um espelho que nos permite ver o futuro.

Na verdade, o mês de outubro é o mais simbólico de todos os meses do ano, fortemente carregado de fatos, datas e lugares ricos, fascinantes desde a Idade Média aos tempos Contemporâneos modernos, passando pelos Tempos Modernos, que ocorreram em todos os lugares.

Outubro é um mês de alto grau, sagrado e enigmático que viu o nascimento de grandes homens,descobertas, grandes batalhas, a fundação das grandes estruturas sociopolíticas que marcaram a história da humanidade.

Então, falando sobre esses eventos de outubro, já na história, foi em outubro de 1485, durante sua segunda viagem ao poderoso e majestoso Reino de Kongo Dia Ntotila, que o navegador português Diego Cão, navegando sobre o Nzadi (rio) Kongo escreveu sobre as rochas das cachoeiras de Yelala do rio Mpozo no nordeste para marcar sua segunda passagem para o reino Kongo, dele e de seus companheiros, no qual ele escreveu: ”Aqui chegaram os navios do esclarecido rei D.João II de Portugal – Diogo Cão, Pedro Anes, Pedro da Costa”.

No dia 12 de outubro de 1492, depois de uma longa e perigosa viagem, o italiano naturalizado espanhol Cristóvão Colombo ”descobriu” o novo mundo que ele acreditava ser as Índias Orientais, a futura América.

No dia 29 de outubro de 1665, após o tempo de tensão entre os povos Kongo e os portugueses para a ilha de Luanda e as supostas minas Kabambe no reinado de Mweene Kongo António Mvita Nkanga I ° recusando essas minas aos portugueses e querendo recuperar a ilha de Luanda e outros territórios do reino que os portugueses pegaram, começou a batalha de Ambuila que ocorreu na localidade de Mbuvila, no sul do reino. A batalha durou 6 horas.

E deve-se lembrar que, na escola iniciática do Kimpassi dos meninos e meninas no reino do Kongo, os cerimoniais de entrada foram feitos no início da pequena estação chuvosa em outubro.

No dia 22 de Outubro de 1899, sob a colonização francesa no Congo Brazzaville, Mabiala Ma Nganga resistente na pista mais precisamente caravanas na aldeia de makabandilou no atual sul do Congo Brazzaville foi morto pelo tenente Baratier em sua caverna de calcário que o serviu de refúgio.
No dia 14 de outubro de 1913 também foi oficialmente proclamado na Venezuela Simón Bolívar como libertador nacional. Um país que libertou com suas tropas em 23 de maio de 1813[1]..

No dia outubro de 1917, começou a revolução russa, que derrubou o czar Nicolau II e viu a chegada dos socialistas no poder. Evento que mudará o curso da história do mundo. Uma vez que após essa revolução, vários países adotarão o socialismo ou o marxismo leninista.

No dia 1° de outubro de 1946, o veredicto do julgamento foi aberto em Nuremberg. Os quatro juízes do Tribunal representam os quatro países vencedores da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, URSS, Grã-Bretanha e França.

No dia 1° de outubro de 1949, Mao Zedong (Mao Tse-tung), em Pequim proclamou a República Popular da China. Ele lança sua proclamação da varanda do Portão da Paz Celestial, que contempla a grande Praça Tien An Men, não muito longe da Cidade Proibida dos antigos imperadores.

No dia 12 de outubro de 1951, Simon Kimbangu, um catequista evangélico que se tornou um profeta negro no Congo Belga, morreu após 30 anos de detenção na prisão de Elisabethville (atual cidade de Lubumbashi).

No dia 1° de outubro de 1960, a Nigéria, antiga colônia britânica ganhou independência.

Desde 12 de outubro de 1980, é comemorado no Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
padroeira do Brasil, uma mulher Preta. É um feriado nacional. É também o Dia Nacional da Criança.

No dia 15 de outubro de 1987, às 13h30, Thomas Sankara, militar, grande pan-africano e ex- presidente do Burquina Faso, foi assassinado.

Outro evento histórico recente que mudou o curso da história deste mês histórico é o assassinato de Kaddafi em outubro de 2011.

E a revolução de Burquina Faso que saiu do poder o ex presidente que passou 24 anos à presidência ocorreu o mesmo em outubro de 2014.

Em 12 de outubro de cada ano é comemorado o Dia Nacional Espanhol ou Dia Hispânico em Espanha em comemoração à “descoberta da América”. O Dia Nacional da Espanha ou Dia Hispânico comemora a descoberta da América por Cristóvão Colombo e os Reis Católicos após a assinatura das capitulações de Santa Fé como mencionei em cima.

Deve-se dizer que a palavra “descoberta” não coincide realmente com os fatos, porque uma descoberta é algo que é visto pela primeira vez ou que nunca foi visto, mas a América já era habitada pelos ameríndios no momento em que Colombo chegou e muito antes habitada pelos Olmeques que eram negros que construíram ótimas obras como as pirâmides, e até mesmo os maias, os inkas que também eram negros, de acordo com a informação de um quadro da pintura datada do início da colonização espanhola nas Américas, encontrado no Peru, que descreve os reis Inkas como negros. Esta pintura está agora no Museu Nacional do Peru em Lima como se estivesse escondendo, pois o ponto de vista sociológico, as pessoas vão para museus raramente.

Mas sua cópia falsificada pelo sistema racista é encontrada na catedral de Lima, onde são pintados de brancos, já que a igreja recebe mais cristãos e turistas que os visitantes do museu por semana por exemplo. E se é uma questão de falar sobre visitas América por povos estrangeiros, como Colombo tinha feito, deve-se dizer que antes dele havia o rei Abubukar II do império do Mali que tinha feito expedições bem antes de Colombo.E muitos outros eventos que ocorreram em outubro, para não mencionar os Dias Mundiais, que também são celebrados em outros meses do ano.

É por esta razão que eu não falei sobre essas celebrações. Em suma, o mês de outubro é um mês muito simbólico, que marcou a história e que continua a marcá-la, por fatos, eventos, celebrações, que faz esse mês muito histórico, muito especial.

[1]:História hoje: saiba como Bolívar atuou na independência de países da América Latina. In Journal online EBC radioagência. 24 de Julho de 2015.

————————————

(*) SAMBA TOMBA Justes Axel, é congolês da República do Congo ou Congo- Brazzaville. É licenciado em História (com especialidade em história da civilização e história do Reino do Kongo e história Transatlântica dos Bantu nas Américas) e frequenta o nível de segundo período de mestrado. É pesquisador em História da civilização Kongo em África Central e sobre em Antropologia Sócio-Cultural dos Bantu nas Américas, nomeadamente as sobrevivências culturais Bantu.

Membro da União Nacional de Escritores e Artistas Congolês (U.N.E.A.C.). Ele já publicou muitos artigos históricos sobre a civilização Kongo e a história do Congo Brazzaville.

Actualmente ele estuda no Brasil no Rio de Janeiro na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Ele é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (APBN) e membro do laboratório de Estudos Áfricanos (LEAFRICA/UFRJ) e do Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades.

 

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*