Administrador do Kimbele chama empresários a investir no seu município

Aspecto da vila de Kimbele

Kimbele – O administrador do município de Kimbele, Manuel João, convidou este sábado, nesta localidade, os empresários nacionais e estrangeiros, a investir na região, que dista a 261 quuilómetros a nordeste da sede capital da província do Uíge, com vista ao seu desenvolvimento.

Manuel João, que falava durante o encerramento das festividades alusivas à Terceira edição do município, que completou a 18 deste mês, 80 anos, desde a sua escensão à categoria de vila,  defendeu que o desenvolvimento da circunscrição passa pelos investimentos nos variados domínios da vida socio-económica.

O governante solicitou, para o efeito, aos distintos bancos já representados na província do Uíge, para a instalação das suas dependências em Kimbele, com vista a colmatar os embaraços, caracterizados pela carência desses serviços no município.

Para o administrador, as festas de Kimbele abrem um espaço previlegiado de intercâmbio de experiências, partindo de ponto de vista de informações partilhadas, entre as distintas personalidades saídas de diferentes pontos do país, através de debates realizados em torno do programa aprovado para o efeito, servindo de base de projecção de novas metas para a requalificação da imagem da vila, com vista ao seu desenvolvimento multissectorial.

A esse propósito, realçou  a necessidade da união de todos os munícipes e amigos de Kimbele, em torno dos desafios susceptíveis de elevar o município à outros patamares.

Durante os dias de actividades programadas, para a celebração da elevação de Kimbele a categoria de vila, foram debatidos em palestras temas como “melhoria do nível do desenvolvimento sócio-economico e humano do município”, “as principais tarefas ligadas ao plano de formação da juventude e seu impacto no âmbito do sistema da educação e ensino”.

“O contributo das associações filantrópicas locais no desenvolvimento do município”, e a realização de uma feira agro-pecuária, com a particpação de mais de 400 camponeses associados dos municípios de Kimbele e Milunga, constam igualmente do leque de actividades que estão a ser realizadas em prol das festividades.

As festas de Kimbele decorreram sob o lema “Kimbele, Todos Unidos, Rumo ao Desenvolvimento Sustentável do Município”.

O município do Kimbele, possui incomensuráveis potencialidades agrícolas e florestais, sendo considerada uma potência na produção de madeira, com particular destaque para o “pau preto”. Possui uma população estimada em 129 mil 396 habitantes (Censo de 2014), distribuídos em três comunas e 299 povoações.

Administrador do Kimbele anuncia melhorias substanciais no sector da saúde.

Kimbele – O administrador do município de Kimbele, Manuel João, anunciou sábado, nesta localidade, que o sector da saúde será reforçado brevemente com mais quatro médicos nacionais, no quadro do plano estratégico do Executivo visando o aumento da capacidade de atendimento, assim como a melhoria dos serviços sociais básicos.

O responsável, que anunciou o facto durante o encerramento das festividades da vila do Kimbele, deu a conhecer, por outro lado, que o hospital municipal funciona com 54 técnicos de saúde, dos quais apenas um médico expatriado.

Quanto ao sector da educação, o responsável falou em um aumento de número de professores e a construção de novas salas de aula, com vista a aumentar a capacidade de atendimento da população estudantil na circunscrição.

Para administrador, o município do Kimbele, controla 124 escolas, num universo de 724 salas de aula, que absorvem alunos desde o ensino primário ao segundo ciclo do ensino secundário.

No domínio de energia e água, disse continuar a ser um desafio por parte da sua administração, visando igualmente a melhoria e o aumento da capacidade de cobertura para dar resposta aos problemas dos municípes nesse domínio.

“Em termos de energia eléctrica, além do actual grupo gerador de 60 kv, o município está contemplado no plano geral de electrificação, através do projecto do departamento ministerial de tutela para o fornecimento de energia eléctrica”, revelou.

Afirmou, que no âmbito do consumo de água, a sua administração está a evidenciar esforços para a recuperação de todos pequenos sistemas já existentes, com vista a estabelecer o regular fornecimento do precioso líquido aos munícipes.

O município do Kimbele, que dista a 261 quilómetros da cidade do Uíge, capital da província, possui incomensuráveis recursos nos domínios agrícola e florestal, sendo considerado uma grande potência na produção de madeira, com particular destaque para o pau preto.

Possui uma população estimada em 129 mil habitantes (Censo de 2014), distribuidos em três comunas e 299 povoações.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.