Garantido estancamento das ravinas de vila de Kimbele

Uíge – O vice-governador provincial do Uíge para serviços técnicos e infraestrutura, Afonso Luviluko garantiu hoje, segunda-feira, na vila de Kimbele, que brevemente vão ser estancadas as duas grandes ravinas da circunscrição, nomeadamente a da vila de Kimbele e outra que avança em direcção ao novo hospital municipal local.

Discursando no acto que marcou a celebração do dia do Herói nacional, o responsável disse que  uma equipa  do ministério de construção esteve no município para o levantamento, estando em curso os mecanismos entre a empresa e o ministério do pelouro para assinatura do contrato, para o efeito.

“Dentro de uma semana ou um pouco mais estas duas ravinas serão estancadas”, enfatizou, acrescentando que em relação ao hospital municipal as obras de construção estão concluídas e completamente equipado, aguardando-se apenas admissão do pessoal para o seu funcionamento.

Afonso Luviluko augurou que o pessoal para o funcionamento do referido hospital saia da quota a ser atribuída pelo ministério da saúde no próximo concurso público lançado pelo sector.

Já o administrador municipal municipal de Kimbele, Manuel João, na sua intervenção solicitou uma intervenção pontual dos diversos constrangimentos que afligem os municípios, destando, as ravinas na vila de Kimbele e ao longo das vias entre a sede do município as três comunas (Cuango, Icoca e Alto Zaza).

O administrador enumerou como as ravinas mais preocupantes as que se encontram no troço entre sede do circunscrição e a Missão Católica, Hospital municipal, Bula Makatende,  em direcção ao Alto Zaza e Kuango.

Manuel João manifestou igualmente a sua indignação quantos aos individuos não identificados que vandalizaram já um número consdierado de bens públicos a nível do município,exemplificando a recem acção de destruição de 800 metros de tubagem de água.

Avançou entre medidas para se pôr cobro a situação, uma acção de educação e reeducação da juventude e outras pessoas de camadas com conduta atípica para que os cidadãos possam interpretar de forma positiva os esforços do executivo no melhoramento das condições sociais básicas da população.

O município de Kimbele dista 261 quilometros a nordeste da cidade do Uige, sede capital da província com o mesmo nome, e tem uma população de 129 mil e 396 habitantes (censo de 2014), distribuídos em 299 povoações e três comunas (Icoca, Kuango e Alto Zaza).

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*