Reinaugurado Centro Médico de Kimbele

Aspecto da vila de Kimbele

Uíge – O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, procedeu nesta sexta-feira, na vila de Kimbele, que dista a 261 quilómetros a nordeste da sede capital da provincia do Uíge, à reinauguração do centro médico municipal de Kimbele, após sua total remodelação.

Como uma capacidade para 44 camas, a infraestrutura sanitária comporta áreas para a medicina, maternidade, pediatria, cirurgia, farmácia, banco de urgência, laboratório, sala de parto, sala de enfermagem  e outros.

Na sua mensagem de agradecimento, a directora municipal da saúde no Kimbele, Paulina Changango, disse que a reinauguração desse centro médico de referência vai dar resposta à demanda dos munícipes que precisam desses serviços.

Destacou os programas traçados pelo governo ao longo dos 14 anos de paz que o país  vive,  com vista o melhoramento dos serviços de saúde e que têm contribuido para a diminuição de mortalidade materna infantil, o controlo das doenças transmissíveis e outros.

“Com o alargamento dos serviços de saúde verifica-se o aumento da capacidade institucional”, disse, enaltecendo o esforço do Executivo angolano, sabiamente dirigido pelo Presidente da Republica, José Eduardo dos Santos,  nesse dominio.

O município de Kimbele possui 12 unidades sanitárias entre postos de saúde e postos médicos, onde labutam 54 técnicos efectivos e 87 outros contratados.

Entretanto, durante a sua estada no município de Kimbele, o governador Paulo Pombolo, visitou as obras de construção do hospital municipal de Kimbele com a capacidade para 200 camas e vai comportar  serviços como urgências, bloco operatório, pediatria, maternidade, uma morgue, um refeitório e lavandaria autónoma e outros.

O engenheiro da obra, Rui Catigaça, disse aos jornalistas que o empreendimento iniciou em Setembro de 2015, prevendo a sua conclusão para o mês de Abril de 2017.

Paulo Pombolo inaugurou igualmente no Bairro Kimbele um sistema de abastecimento de agua potável, por furo artesiano e com um reservatório de cinco mil litros.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.