Filipe Floribert MONIMAMBU condecorado pelo Presidente João Lourenço.

O Comandante Spartacus como era conhecido na guerrilha, foi condecorado com a medalha da ordem dos Combantentes da Liberdade, Primeiro Grau, o único ainda em vida.

Monimambu foi um dos dois primeiros comandantes do EPLA, o outro é José Mendes de Carvalho “Hoji ya Henda”. Ambos chefiaram os primeiros grupos que participaram nos cursos militares, em Dezembro de 1961. Hoji ya Henda na Algéria e Monimambu na Acra, Ghana.

Comandante da Frente-Leste, participa no ataque ao quartel colonial do Karipante onde o seu chefe, Hoji ya Henda perdeu a vida em 1968. Mais tarde foi enviado como chefe das operações na frente norte do MPLA conhecida por Primeira Região P.M. Na fundação das FAPLA no dia 1 de Agosto de 1974, vai se ocupar da direcçâo das operações.

Anos depois da independência será enviado na diplomacia, chefiando missões diplomáticas na antiga Yugoslavia, Zimbabwe e na RDC.

É natural de Makela do Zombo, província do Uíge

Homenagem merecida.

Na imagem comemoraçâo de 4 de Fevereiro de 1966, Monimambu é a segunda pessoa da esquerda para direita, antes de Júlio Chipenda e Vieira Lopes. Hoji ya Henda está na extrema direita da imagem.

Foto de ATD.

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*