Comuna de Quitamba já tem posto de saúde

População deixa de percorrer distâncias à procura de assistência Fotografia: Joaquim Junior | Edições Novembro

Por Joaquim Júnior 

A população das aldeias do Quitamba I e Catambi, no município de Mucaba, província do Uíge, deixou de percorrer, desde o último fim-de-semana, longas distâncias à procura de serviços médicos, com a inauguração de um posto de saúde.

O estabelecimento sanitário aberto ao público da região tem três salas para internamento, uma sala de partos, consultório e farmácia e vai atender mais de 3.000 habitantes das aldeias do Quitamba I, do Catambi e aldeias circunvizinhas.

A obra durou perto de três meses e custou aos cofres do Estado 18 milhões de kwanzas. A administradora municipal de Mucaba, Maria Cavungo, após a inauguração, disse que o empreendimento foi construído no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza. “Esta infra-estrutura é um dos ganhos da Paz e da Reconciliação Nacional que o país vive. Cada um de nós é responsável pela conservação dos bens públicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da província do Uíge, do município de Mucaba e do país em geral”, disse a administradora Maria Cavungo.

Vicente Gomes, soba-adjunto de Quitamba I, em nome da população, reconheceu os esforços do Governo na solução dos problemas das comunidades e solicitou a reabilitação da estrada que liga a localidade ao município sede e ao resto da província.

A direcção municipal da Saúde já disponibilizou medicamentos e um enfermeiro, que já começou a prestar assistência à população, podendo, nos próximos dias, enviar outro técnico de saúde, que vai reforçar os trabalhos no posto de saúde de Quitamba I, que dista 14 quilómetros da sede municipal de Mucaba.

Via JA

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.