Mukaba traça estratégias para acelerar o progresso

Autoridades e munícipes de Mucaba traçaram estratégias para o desenvolvimento da região Fotografia: Joaquim Júnior | Edições Novembro

Por Joaquim Junior

Os avanços registados, nos últimos anos, nos diferentes sectores da vida socioeconómica e cultural do município de Mucaba, na província do Uíge, foram realçados, durante um encontro que reuniu quadros daquela localidade, no quadro da celebração do 46º aniversário da sua existência, assinalado na passada sexta-feira.

O encontro, que  teve como lema “Mucaba – Unidos para Diversificação da Economia”, reuniu mais de 200 participantes, entre naturais e amigos do Mucaba, e foi orientado pela administradora municipal, Maria Fernando Cavungo.

A melhoria das vias terciárias e dos transportes públicos, para facilitar o escoamento dos produtos agrícolas e as trocas comerciais, a urbanização da vila, electrificação das aldeias de maior concentração populacional, melhorias no abastecimento de água potável foram, entre outros, assuntos levantados pelos participantes.

A administradora municipal convidou os naturais do município que vivem em outros pontos do país e do mundo para trazerem investimentos ao município e contribuírem assim no seu desenvolvimento.

“Este encontro deve servir de reflexão sobre o nosso desempenho na liderança do município, analisar as principais realizações, pontos fortes e fracos, bem como recolher dos quadros do município propostas que vão ajudar a melhorar cada vez mais o exercício da Administração Municipal e de todos outros actores sociais”, disse.

Os responsáveis administrativos do município, sob orientação do Governo provincial do Uíge, têm estado a desenvolver programas que dão prioridade  ao progresso das áreas sociais e ecnómicas, com destaque para a construção de escolas, hospitais, centros e postos de saúde. Outra grande aposta que a administração tem feito tem a ver com a melhoria das estradas, para que a circulação de pessoas e bens na região seja cada vez mais célere.

História do município

A população do município do Mucaba é de origem Bacongo, predominando os subgrupos ou tribos etnolinguísticos Batsicongo, Bansosso, Basundi e os Mbungos, com hábitos, usos e costumes um pouco semelhantes.

Estruturalmente, o município de Mucaba é composto pela comuna do Uando e pelas seguintes regedorias: Quieca, Quimpemba, Quinzala-Velho, Caondo e 52 aldeias, dirigidas por 168 autoridades tradicionais.

Vuato Silva, regedor da aldeia Quixiona, conta que a origem de Mucaba deriva de um rio “Nkaba”, termo em língua Kicongo, que em português significa cinto de segurança. O rio situa-se a oito quilómetros da sede municipal, na regedoria de Quinzala-Velho. A localidade de Mucaba foi elevada à categoria de vila no dia 1 de Setembro de 1971, por força do Decreto-Lei 4143/71, do governo português.

Mucaba é um dos 16 municípios da província do Uíge, situado a 65 quilómetros a norte da cidade do Uíge, sede provincial. Faz fronteira com os municípios da Damba a Norte, Songo e Bembe a Oeste, Bungo a Este e Uíge a Sul.

Ocupa uma área territorial de 964 Km2 e, segundo dados do censo populacional de 2014, o município possui 43.974 habitantes.

Via JA

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*