Wandu-Mucaba necessita de 13 técnicos para cobertura da rede sanitária

Uíge – A comuna de Uambo Mucaba, 27 quilómetros a norte da vila de Mucaba, província do Uíge, necessita de 13 técnicos de enfermagem para a cobertura rede sanitária da localidade visando melhorar a prestação de serviços de saúde à população, informou hoje, segunda-feira, à Angop, o chefe da Área Comunal de Saúde, Feliz Muanza.

Segundo a fonte, a comuna possui apenas oito enfermeiros que cobrem as quatro unidades sanitárias existentes, sendo um centro de saúde instalada na sede comunal, dois postos de saúde e uma sala de partos espalhados em demais aldeias, com dois técnicos em cada unidade.

Feliz Muanza apontou a distância existente entre as diversas localidades da comuna como principal obstáculo para a deslocação dos pacientes às unidades sanitárias, pelo que solicitou também aumento de postos de saúde.

“Outra dificuldade que enfrentamos é a falta de uma hemoterápia para as transfusões, atendendo as distâncias que separam as aldeias umas das outras, assim como a entrada em funcionamento do laboratório, cujo equipamento já se encontra na localidade. O mesmo laboratório não funciona por falta de energia eléctrica na comuna”, fez saber.

O técnico de enfermagem informou que diversas palestras sobre os cuidados primários de saúde têm sido levadas a cabo junto da população das regedorias e aldeias da comuna, com o objectivo de prevenir diversas doenças que assolam à população.

Apontou, por outro, a malária, as doenças diarreicas e respiratórias agudas como patologias mais frequentes em Uando Mucaba.

A comuna do Uando–Mucaba que dista a 106 quilómetros da cidade do Uíge, possui uma regedoria, 10 aldeias com uma população de quatro mil 656 habitantes.

Via Angop

Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*