Feliz aniversário JOSÉ ROGEIRO MVULA “NYOKA LONGO”

Feliz aniversário JOSÉ ROGEIRO MVULA “NYOKA LONGO”

Um dos artisões da revolução da Rumba-congolesa.

Nyoka Longo é um dos revolucionários da Rumba-congolesa, fundando em 1969, com Pedro Feliciano Rodrigues “Manuaku Pépé Felly, sobrinho-neto do Manuel de Oliveira e Schungu Wembadio “Papa Wemba”, o mítico agrupamento musical ZAIKO LANGA LANGA, referência musical na África Negra e património da civilização Bantu. Com efeito, Zaiko Langa Langa vai liderar a dita terceira geração da Rumba congolesa, perdão, Rumba ANGO-CONGOLESA, removendo os intrumentos de sopro, accelerando o tempo, imitando o Sanzi (Kisanzi) tocado no Konono com as suas animações, rítmo tocado no norte de Angola.

Excelente vocalista, dançarino dinâmico (luketo lwa mbwa), autor e compositor. A canção “La tout neige” da sua autoria, composta em 1970, é que lançou o Zaiko no mercado de disco. É também autor de dezenas de obras musicais como Ngadiadia, Amando, Nalali Pongi, Sentiment Awa, Pa Oki, SOS Maya, Zekira, Lidjo, Crois-moi, etc.

Em 1974, na acasião do combate de boxe, entre Muhamad Ali e G. Foreman, Nyoka e o seu Zaiko partilhou o palco, com James Brown, J. Pacheco, Célia Cruz, The Jackson Five, etc.

Em 1977, fará parte da selecção dos músicos congoleses que vão participar no festival de Artes-Negras em Lagos, Nigéria, integrando um conjunto em faziam parte Tabu Ley, Abeti Masikini, entre outros.

Em 1989, Zaiko L.L. foi considerado melhor conjunto do ACP (África, Caraíbas e Pacífico) a frente dos Kassav, num referandum realizado pela Rádio France Internacional.

Em 1996 produziu um álbum com o Sam Manguwana denominado “Rencontres”.

Nyoka Longo nasceu em 1953, em Leopoldville, no então Congo Belga, hoje RDC, onde reside, de parentes angolanos, originários de Kwilu Kambozo, no município dos Bwengas, província do Uíge. A sua mãe pertenceu o clã (kanda) de Vindu a Wembo e o seu pai do Kilawu.

Actualmente é o presidente do agrupamento Zaiko Langa Langa.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*