Socorro adoça Kulumbimbi e eleva Yalankuwu em sonhos altos

Imagem do autor de destaque da música.

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 22/01 (Wizi-Kongo) – Yalankuwu, antigamente denominado Elenco do 6, comprometido na preservação da identidade bakongo, desponta-se no estilo kuduro, cantando em kikongo, cuja música promocional “kulumbimbi”, com a participação especial do consagrado músico Kalayande José Kabeya, simplesmente, Socorro, eleva-os com esse adoço em sonhos altos.

Com a participação do Socorro na música, o grupo Yalankuwu, começou a ter mais notabilidade a nível internacional, com maior destaque nos Estados Unidos da América e França, admitiu, hoje, sexta-feira, ao Wizi-Kongo, Bonifácio Lukombu (Bonadji), vocalista principal, tendo acrescentado que, além disso, carecem ainda de divulgação para o seu reconhecimento real, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

“É algo novo introduzir o “cota Socorro”, como carinhosamente é chamado, neste estilo kuduro, mas, foi muito bom porque conseguimos juntar o útil ao agradável, essa música narra a história de um povo e de uma cultura, na qual desperta a geração, outrossim, é louvada a união existente nos músicos do Uíge, por servirem de cartaz da região do norte do país, pelo que solicitamos o despertar dos outros músicos do Mbanza Kongo e Kabinda, no sentido de optarem essa união e, assim, engrandecer a cultura kongo”, lembrou.

Segundo ele, há existência de 10 músicas na posse do grupo. Entretanto, o grupo é constituído por sete elementos, cujo objectivo é o resgate dos valores culturais da região que aos poucos vão sendo desvalorizados no seio da juventude e, é, essa camada juvenil, principalmente, que precisa ser despertada por intermédio da música, sobre a valorização dos usos e costumes, por representarem um património da região em causa.

“Desenvolvimento da cultura bantu, ensino e divulgação das músicas na língua nacional, através das suas variantes, bem como a realização de actividades culturais, recreativo e cívicos, progresso da cultura na juventude e na geração vindoura, entre outros, preenchem o leque dos objectivos do elenco Yalankuwu (ex elenco do 6)”, apontou, Bonadji.

Localizado no bairro 6, Viana, Luanda/Angola, o elenco Yalankuwu foi fundado em 2015, mês de Fevereiro, tendo produzido a primeira obra “pão com chã” e a segunda “vou mandar praga”. Porém, passa por dificuldades como as de falta de patrocino e de produtor. Lembra, Bonadji, que, Socorro é a primeira participação com um musico de renome tradicional, mas antes tentaram os músicos Dalton e Nzara, cujo falta de tempo impediu de acertarem tudo e a outra tentativa que aguardavam é com o Kyaku Kiadaf, que, até hoje não levou a peito o contacto por eles solicitado, tendo, igualmente, felicitado a postura do rapper Yanick Afromem que muito costuma ajuda-los que a referida música com Socorro, passe em alguns programas televisivos.

Ouvir a música abaixo

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.