Administradoras de Negage e Kangola em busca de soluções agrícolas

Imagem: Arquivo Wizi-Kongo.

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 02/07 (Wizi-Kongo) – Em busca de soluções agrícolas que visam fortalecer as políticas existentes sobre o fomento e apoio a agricultura, enquadradas no eixo do combate a fome e a pobreza, as gestoras Delfina António Henrique e Isabel Kula, titulares dos municípios de Negage e Alto-Cauale/Kangola, procederam nos últimos dias apoios e distribuição de instrumentos de trabalho, fertilizante e sementes em resposta a época agrícola em curso.

Trata-se de insumos agrícolas ofertados, entre outros, como catanas, enxadas e limas, estando, o município de Negage, 37 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, com mais de 20 agricultores beneficiados e, estes, por sua vez, foram orientados em distribuir as sementes nos demais membros das comunidades, através dos seus alfobres.

Com mais de 10 anos de existência, a associação de camponeses “Nova Reconciliação”, município de Kangola, 182 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, foi alvo de visita da administradora local, cujo serviu como ponto de partida para as demais. A mesma, controla 83 associados, que, a semelhança do município de Negage, na sua homóloga, igualmente, na sua jurisdição, beneficiou os associados com instrumentos de trabalho, fertilizantes, entre outros.

Para o êxito que se aguarda, os agricultores de ambas localidades, contarão com assistências técnicas dos serviços das direcções municipais da agricultura e pescas. Porém, segundo apurou, hoje, sexta-feira, o Wizi-Kongo de fontes fidedignas nestas administrações, as duas gestoras, encorajaram os homens do campo no sentido de prosseguirem com as acções agrícolas, cujo objectivo é elevar a potencialidade das terras do bago vermelho.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.