Governador do Uíge pede maior responsabilidade na execução de programas

Uíge – O Governador do Uíge, Paulo Pombolo, apelou hoje, sexta-feira, na cidade do Negage, 37 quilómetros a nordeste da capital da província aos membros do governo e administradores municipais a implementarem programas exequíveis em benefício da população da região.

O governante fez esse pronunciamento na I Sessão Ordinária do governo provincial que analisou a situação  sócio-económica e cultural da região.

Na sua intervenção, o responsável orientou os sectores que concorrem para o desenvolvimento da província a redobrarem esforços no trabalho produtivo social, cultural e político junto da população para que possam participar aos programas do governo.

O sector da agricultura, disse, deverá preparar e apresentar programas dirigidos ao sector para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, empresarial, organizar a exploração florestal e a transformação da madeira a partir da província, bem como saber o número de empresas e operadores económicos que exploram as florestas na região.

O sector industrial, referiu, trabalhar sobre  a paralisação de pequenas e médias  empresas  por falta de matéria prima  e recursos financeiros e imprimir melhorias  para ultrapassar as dificuldades que o sector atravessa, com programações periódicas e disponibilização de divisas mínimas para aquisição de matéria prima.

Quanto ao comércio, Paulo Pombolo disse que o mesmo deverá implementar políticas de preços contrapondo os praticados pelos comerciantes na venda dos produtos de cesta básica na perspectiva de reduzir cada vez mais os custos e obrigar os operadores económicos a praticarem preços mais realistas ao invés de especulatórios e apostar  com iniciativas mesmo incipientes  no turismo local.

“Aos municípios  que não cumprem  as orientações  dos recursos  que recebem  para resolver os problemas da população, devem para o efeito, num prazo de 15 dias apreesentarem relatórios dos recursos monetários já alocados pelo governo da província  a essas circunscrições”, referiu.

Participaram da reunião membros do governo e administradores municipais.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.