Mais de 200 toneladas de café colhidas em 2016 no Negage

imagem de arquivo

Negage – Duzentas e 76 toneladas de café mabuba foram colhidas em 2016 pelos cafeicultores do município de Negage, província do Uíge, contra 140 produzidas em 2015, soube hoje a Angop, fonte da administração municipal.

Segundo uma nota de imprensa da referida administração, chegada à  Angop, o café, comercializado a150 kwanzas o quilograma, é fruto da actividade efectuada em 182 fazendas familiares do município.

Ressalta, por outro lado, que os camponeses da circunscrição estão empenhados no fomento da actividades agrícola, visando diversificar a economia e combater a fome e a pobreza no seio das famílias.

Revela que, no mesmo período, foram colhidas pelos agricultores familiares 40 toneladas de mandioca, 12 de couve, 11 de batata-doce, duas de feijão, nove de milho, contra 15 toneladas de mandioca, igual quantidade em couve, nove de batata-doce, sete de rena, uma de feijão, e duas toneladas de milho.

Enquanto isso, as empresas agrícolas estatais no município, assistidas pela Estação do Desenvolvimento Agrícola, (EDA), colheram em 2016 nove toneladas de milho, duas de feijão, 10 de mandioca, sete de amendoim, 11 de batata-doce, nove de rena, 12 de couve, meia de diversas hortícolas.

Em 2015, as respectivas empresas obtiveram duas toneladas de milho, uma de feijão, 15 de mandioca, sete de batata-doce, sete de rena, duas de amendoim e meia tonelada de hortícolas.

O documento acrescenta que um projecto agrícola, localizado a 14 quilómetros a este da cidade do Negage, que inclui um centro de formação profissional, ofereceu oportunidades em formação a 60 jovens, em práticas de criação de viveiros de plantas, arborização, fabrico de rações para animais e aves e criação animal.

O referido projecto agro-pecuário, aponta o relatório,  ocupa uma área de cinco mil hectares com uma previsão anual de colher mil e 500 toneladas de milho, mil de mandioca, 150 de feijão, oito mil em frango e três milhões de ovos,  tendo já dobrado a sua previsão nos dois anos da sua implantação.

O sector da agricultura no município controla 83 organizações dedicadas ao sector económico produtivo com 50 associações, 23 cooperativas agrícolas e 10 uniões familiares.

Negage ocupa uma superfície de três mil 33 quilómetros quadrados dos 64 mil 22 da superfície total da província do Uíge, delimitando-se a norte com os municípios de Púri e Bungo, a sul com Quitexe e Ambaca (Cuanza-Norte), a nordeste com Uíge e a este com Cangola.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*