Parteiras formadas em saúde reprodutiva

Uíge – Cem parteiras tradicionais dos municípios do Uíge, Negage, Songo, Dange Quitexe e Mucaba concluíram, nesta quarta-feira, uma formação em Saúde Reprodutiva e Registo de Nascimento, num seminário promovido pelo Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género.

Durante a formação, que contou ainda com o apoio das delegações da Saúde e da Justiça e Direitos Humanos, foram transmitidos conhecimentos relacionados com o papel da parteira tradicional, redução de abortos clandestinos, partos seguros, mortalidade infantil, responsabilidades das parteiras, direito da criança ao registo, risco de uma gravidez indesejável, entre outros assuntos.

A directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Viliana Simba Bunga, avançou que a acção formativa serviu para capacitar as mulheres com ferramentas para aumentar os seus conhecimentos sobre a actividade que exercem.

Enquadra-se nas celebrações do Dia Internacional da Parteira Tradicional, assinalado a 5 de Maio sob o lema “apoiemos a parteira tradicional no resgate dos valores morais, parto seguro e promoção da cidadania”.

Na ocasião, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Catarina Pedro Domingos, apontou as parteiras tradicionais como dinamizadoras no acompanhamento das mulheres grávidas e partos.

Diante deste papel comunitário, disse, espera-se que, com a realização da acção formativa, estejam em melhores condições para ajudar as grávidas, quer no seu acompanhamento, bem como na gestão da saúde produtiva das jovens.

A responsável apelou as parteiras a continuarem a sensibilizar as jovens mulheres para evitarem gravidezes precoces e indesejáveis.

As autoridades de saúde nos 16 municípios do Uíge controlam mais de 200 parteiras tradicionais.

Via Angop
Comentário
Fichier hébergé par Archive-Host.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.